
Origem criminosa: um morador relatou ter visto três indivíduos ateando fogo às margens da vegetação

A Defesa Civil de Botucatu informa que está em andamento um incêndio florestal nas proximidades da Cascata da Marta, um dos principais pontos turísticos da cidade. As chamas começaram na tarde deste sábado (17) e mobilizaram rapidamente as equipes de emergência.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e já estão no local para conter o avanço do fogo. Até o momento, não há registro de vítimas.
Informações preliminares levantadas no local indicam a possibilidade de incêndio criminoso. Um morador relatou ter visto três indivíduos ateando fogo às margens da vegetação.
Uma outra testemunha disse ao Acontece Botucatu ter visto um carro prata com seus ocupantes ateando fogo no local. A Guarda Civil Municipal (GCM) também está atuando na ocorrência e realiza buscas pelos suspeitos nas imediações.
Veja atualização do caso com suspeitos detidos
Três pessoas são detidas após grande incêndio às margens da Cachoeira da Marta em Botucatu

É crime
O crime de incêndio ambiental está previsto no art. 41 da Lei Federal 9.605/98
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.
Também há previsão no artigo 250 do Código Penal
Quem for flagrado incendiando terrenos ou áreas verdes do Município será penalizado através de multas aplicadas e cadeia pela Polícia Ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 190 (PM) e 153 (GCM). O telefone do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências é o 193.
Compartilhe esta notícia