Idosa encontrada em cárcere privado em São Manuel presta depoimento

Polícia
Idosa encontrada em cárcere privado em São Manuel presta depoimento 24 março 2017

 

A idosa de 77 anos que foi resgatada em situação de maus-tratos e em cárcere privado em São Manuel (SP), na segunda-feira (20), prestou depoimento à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) nesta sexta-feira (24). Ela teve alta do hospital e foi levada para um abrigo da cidade, mas continua ainda debilitada e não soube informou há tempo estava trancada em casa, segundo a delegada Michela Ragazzi.

“A vítima disse que a suspeita cuidava dela há uns dois anos, mas que não pagava nada para a jovem. Também disse que antes dela, era a mãe da moça que cuidava da casa. A idosa afirmou que não era agredida, mas não sabia falar desde quando não comia ou tomava banho e parecia que ainda estava com medo. Ela também não soube dizer porque a jovem não dava comida para ela”, conta a delegada.

A jovem, de 21 anos, que mantinha a vítima trancada em um quarto na Cohab 3, foi presa em flagrante e conduzida à cadeia de Porangaba. Ela vai responder por cárcere duplamente qualificado, porque a vítima é uma pessoa idosa e por causar grande sofrimento físico e moral.

A delegada da DDM quer saber por que a idosa era mantida refém. Se foi feito saques ou empréstimos de sua conta bancária. Segundo informações de testemunhas à polícia, a suspeita e sua mãe frequentam a casa da vítima há três anos com o objetivo de cuidar dela. Mas a casa estava suja quando a Guarda Civil Municipal chegou. Eles encontraram até seringas para o uso de drogas no chão, segundo a delegada.

Entenda o caso

A vítima foi encontrada pela equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) deitada em uma cama em estado de desnutrição, sem condições de locomoção, com fezes e comida estragada espalhadas pelo local, sem quaisquer condições de higiene. “É chocante, subumano. Ela estava em estado de inanição, desconexa com a realidade, mal vestida, suja e sem alimentação”, conta a delegada.

O caso foi denunciado por duas sobrinhas da vítima que moram em São Paulo e não estavam conseguindo falar com a idosa há meses. Elas foram até São Manuel, mas encontraram o portão trancado. Vizinhos disseram que a idosa era impedida de sair de casa e que ninguém entrava também.

Com ajuda da Guarda, a equipe da DDM foi até o local e encontrou a suspeita, que alegou estar trancada junto com a idosa. A Guarda então, com autorização das sobrinhas da vítima, arrombou o cadeado e entrou na casa. A idosa foi encontrada trancada em um quarto e a casa toda bagunçada.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento