

A Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), atendeu no fim de semana a uma ocorrência de furto de palmeiras na Avenida Deputado Dante Delmanto, em Botucatu. A ação teve início após denúncia do desaparecimento de seis mudas da espécie, que estavam sendo plantadas pela Secretaria de Zeladoria do Município.
De acordo com o servidor responsável pela obra, ao iniciar o expediente, percebeu que parte das palmeiras havia sido subtraída. Com apoio do sistema de videomonitoramento, foi possível identificar um indivíduo trajando blusa preta e calça azul-marinho, acompanhado por dois cães, carregando duas das plantas entre 1h20 e 1h40 da madrugada.
Durante patrulhamento preventivo, a equipe do GPA localizou um homem com as mesmas características, que foi abordado e acabou confessando o furto. Segundo ele, as palmeiras foram deixadas em uma oficina próxima ao local. O proprietário do estabelecimento confirmou que o suspeito havia pedido para guardar as plantas, mas alegou não saber que se tratava de material furtado.
Diante dos fatos, o suspeito, o proprietário da oficina e as cinco palmeiras recuperadas foram conduzidos até a Central de Polícia Judiciária. A perícia foi acionada e compareceu ao local com a equipe da viatura S1353, formada pela perita Thaís e o fotógrafo Marcelo.
A Polícia Civil registrou a ocorrência como furto e receptação culposa. Todos os envolvidos foram liberados e deverão se apresentar às autoridades quando solicitados. Antes da apresentação na delegacia, os envolvidos foram encaminhados ao Pronto Socorro Adulto para avaliação médica, conforme protocolo.
Compartilhe esta notícia