Fotos: Acontece Botucatu
Em comemoração às festividades do “Dia do Bombeiro Brasileiro”, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciou no dia 2 de julho a Campanha “Bombeiro Sangue Bom” realizada em todo o estado. E o Hemocentro da Unesp Botucatu foi escolhido para recepcionar a ação em Botucatu e região.
Na manhã desta quinta-feira, 14, doze homens do grupamento da cidade compareceram no Hemocentro do HC para realizar a doação. “Os objetivos são promover internamente e incentivar a doação de sangue em larga escala para os bancos de sangue do Estado de São Paulo, fortalecer o papel social do Corpo de Bombeiros na comunidade e incentivar e habituar o público interno e a comunidade a realizar pelo menos uma vez ao ano, uma doação de sangue voluntária”, disse o Capitão Winckler, comandante da unidade dos Bombeiros de Botucatu.
A campanha acontece em todo mês de julho e visa incentivar a população a doar sangue em uma época em que os estoques dos hemocentros caem devido ao período de férias. O evento é temperado por uma competição interna que motiva todas as unidades da corporação a realizar esse gesto de solidariedade no período de 2 a 31 de julho. A unidade vencedora receberá o troféu de posse transitória “Bombeiro Sangue Bom”.
Desde 2004 a Corporação participa dessa Campanha e já foram arrecadadas quase 200 mil bolsas pela iniciativa.
A população também está convidada a participar da campanha e poderá indicar o grupamento de sua preferência junto ao atendimento e cadastro do Hemocentro. Diga que quer colaborar com a Campanha dos Bombeiros de Botucatu e faça sua doação, ajudando a salvar vidas! Todos os participantes receberão um diploma personalizado dos bombeiros como Colaborador Oficial de nossa campanha!
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar descansado (ter dormido 6 horas nas 24 horas anteriores), vir alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e trazer documento RG ou outro documento com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, em caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.
No mais, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.
As pessoas que quiserem doar sangue podem se dirigir ao Hemocentro de Botucatu.
Hemocentro
Hospital das Clínicas de Botucatu (UNESP) – Rubião Júnior – Botucatu/SP
Telefone: 14 -3811-6041 // 3814-8004