Guarda Civil Municipal comemora cinco anos de atividades

Polícia
Guarda Civil Municipal comemora cinco anos de atividades 09 julho 2011

Em comemoração aos cinco anos de atuação na cidade de Botucatu, a Guarda Civil Municipal (GCM) promove uma semana com atividades especiais para homenagear a primeira turma de formandos e agradecer a população pela confiança no trabalho executado ao longo desse tempo.

As festividades têm início no próximo dia 18, ? s 20 horas, com uma solenidade na Câmara Municipal, para homenagear autoridades da cidade, condecorar os primeiros guardas e contar um pouco da história da instituição.

No dia 19, a partir das 9 horas, próximo a unidade de saúde do Jardim Iolanda, acontecerá o plantio de 65 árvores, com participação do Grupo de Prevenção Ambiental (GAPE) e de filhos dos GCMs. Já no dia 20, ? s 8h30, na sede da Guarda Municipal, o Prefeito João Cury Neto se reunirá com as crianças do Projeto Cidadania e Civismo.

Para terminar a semana, no dia 21, a partir das 10 horas, será aberta uma exposição de fotos que retratam parte da trajetória da GCM nesses cinco anos de atuação. O evento será realizado em frente ao Paço Municipal e também contará com a presença do Prefeito João Cury.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Renato da Silva, este é um momento de grande importância, pois a GCM passou a ser reconhecida pela comunidade, e desde o começo este era o desejo de todos os guardas. “Ganhamos um ótimo reconhecimento, tanto da população quanto da administração, que reformulou a GCM, investiu e dobrou o nosso efetivo. Além do apoio que o nosso prefeito tem nos dado, cobrando resultados e acompanhando de perto o nosso dia-a-dia”.

No início dos seus trabalhos, a GCM contava com 30 guardas e hoje, cinco anos depois, a corporação trabalha com 65 agentes. O reflexo do aumento do efetivo foi a crescente procura pelos serviços. Apenas no ano de 2010, a GCM realizou mais de 30 mil ações. Levantamentos indicam que em 2011, o telefone de emergência recebe, em média, mais de 1.500 ligações por mês.

Em 2009 foi reformulado o planejamento geral de atuação da GCM onde foram implantados vários programas de policiamento. Dentre eles: GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.

{n}Programas de Prevenção{/n}

Programas preventivos e educacionais importantes foram implantados como a Patrulha da Paz (visa ? prevenção dentro da comunidade escolar com atividade de orientação dos alunos e professores); Cidadania e Civismo (desenvolvido dentro da sede da GCM com alunos da rede de ensino, cujo objetivo é colaborar na formação e disseminar as ações de cidadania para as crianças); Corujão (elaborado pela Secretaria de Segurança e desenvolvido junto com a GCM que tem como objetivo levar a discussão e buscar a solução de problemas referente ? segurança, requeridos pelos moradores).

O secretário de Segurança Pública, Adjair de Campos, não se esquece de frisar a parceria feita com outras instituições que trabalham com segurança na Cidade que foi considerada uma das mais seguras do Estado de São Paulo.

“Não podemos deixar de agradecer a parceria com a Polícia Civil, principalmente após o Dr. Antônio Soares da Costa Neto ter assumido o comando da Seccional; o Dr. Celso Olindo, delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e agradecer também a todos os investigadores. A Polícia Militar, com o Capitão Semensati, da 1º Companhia e todos os policiais militares”, frisa o secretário.

E o secretário complementa: “O Poder Judiciário, com o Ministério Público, que sempre acompanharam a história da GCM, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Quero também parabenizar a corporação, seus agentes e seu comando pelo empenho, profissionalismo e comprometimento com a nossa missão de servir e proteger a comunidade sempre”.

Fotos: Jornal Acontece Botucatu

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento