Grande área de mata perto da Embraer é devastada pelo fogo

O Corpo de Bombeiros de Botucatu realizou na noite desta quarta-feira, 16, o atendimento de um incêndio em vegetação (pastagem e mata nativa). O incidente ocorreu em um grande terreno localizado entre a “Fundação Casa de Botucatu” e uma área de festas.

Este novo foco fica bem perto do local onde foi registrado há algumas semanas um grande incêndio em vegetação nos arredores da Embraer.

Desta vez uma grande área foi devastada pelas chamas, sendo aproximadamente 30.000 metros quadrados. Os indícios demonstram uma ação humana intencional e ilegal para o início do incêndio.

Foram empregados para extinção do incêndio 6 Bombeiros e 2 viaturas. Foram utilizados para contenção das chamas aproximadamente 5 mil litros d’agua, como também pelas equipes de solo a utilização de abafadores e bombas costais.

“O incêndio foi caracterizado pela extensão do terreno e o seu relevo, com erosões e buracos, sendo que isso não permitia depois de um certo ponto a aproximação de viaturas de incêndio. As chamas estavam muito altas devido ao tamanho do mato e esse fator também não permitia a aproximação imediata dos Bombeiros para extinção do fogo com os abafadores” descreveu o Subtenente Bill, que comandava as operações.

Outras características desse tipo de ocorrência é o desgaste físico intenso e por horas das equipes, pois há uma grande exigência física e desidratação do pessoal empregado, como também os diversos perigos expostos no controle desse tipo de incêndio.

O início da ocorrência se deu por volta das 18 horas e seu termino por volta das 21 horas, ou seja, 3 horas de combate às chamas. O fogo foi completamente extinto e o local foi deixado em segurança.