Golpes na Internet: alerta para Transferências de dinheiro via WhatsApp Falso

Polícia
Golpes na Internet: alerta para Transferências de dinheiro via WhatsApp Falso 04 dezembro 2024

Vítima de Botucatu perdeu R$ 2,1 mil achando que estava ajudando o filho

Imagem ilustrativa

Uma já conhecida modalidade de golpe voltou a chamar a atenção em Botucatu e outras cidades do Brasil, utilizando a imagem de pessoas em conversas de WhatsApp falso. Os criminosos se passam por amigos ou familiares para solicitar dinheiro, gerando danos emocionais e financeiros às vítimas. As tentativas de golpe se intensificam no final do ano.

Recentemente, diversas pessoas em Botucatu relataram serem vítimas desse golpe, que se torna ainda mais preocupante pela facilidade de acesso que os golpistas têm às informações pessoais disponíveis nas redes sociais. Os criminosos criam contas de WhatsApp com fotos de pessoas conhecidas das vítimas, tornando a abordagem ainda mais convincente.

Uma das vítima, moradora de Botucatu, que preferiu manter sua identidade em sigilo, compartilhou seu relato com o Acontece Botucatu. Ela contou que uma conta usando uma foto do filho pediu dinheiro para resolver um problema urgente. Ela acabou realizando transferências para o susposto filho, no valor de R$ 2,1 mil, incluindo as economias da poupança bancária. Mais tarde, quando conversou pessoalmente com o filho, descobriu que se tratava de um golpe.

“Sou uma das vítimas desse golpe que estão dando no WhatsApp e é muito constrangedor. Quando você descobre que é vítima de um golpe, é como se o chão sumisse. Uma revolta tão grande toma conta, e você se sente tão minúscula diante desses bandidos que, do outro lado, ficam rindo da gente, que na inocência cai feito patinho. É muito ruim, eu fiquei de cama no sábado o dia todo, sentindo uma sensação desagradável”, afirmou a vítima.

Ela ainda enfatiza que esses criminosos estão se fortalecendo, pois muitas pessoas não fazem um Boletim de Ocorrência (B.O.), acreditando que não adianta. “Acham que não dá nada, mas é preciso para a investigação. Uma hora eles vão achar que é uma quadrilha grande”, alertou. No relato, a vítima também conta que, no dia 3 de dezembro, tentaram aplicar o golpe em sua sobrinha, mas não tiveram sucesso, pois a jovem estava ao lado de sua mãe, o que evitou uma possível fraude.

Os especialistas em segurança digital alertam que a prevenção é a melhor forma de proteção contra esse tipo de crime. É essencial que as pessoas adotem medidas de segurança, como confirmar diretamente com o familiar se a solicitação de dinheiro é legítima e desconfiar de mensagens que gerem urgência ou pressão emocional.

A recomendação é que todos contribuam para a segurança de seus contatos, alertando sobre esses golpes, fazendo B.O.s em casos de tentativa de fraude e, principalmente, mantendo sempre a cautela nas interações online.

Fique atento e proteja-se. A informação é seu maior aliado contra a criminalidade digital.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento