GCM realiza ação para combater uso de cerol e linhas cortantes em Botucatu

Polícia
GCM realiza ação para combater uso de cerol e linhas cortantes em Botucatu 21 julho 2025

Ação visa prevenir acidentes e conscientizar sobre os riscos do uso de cerol e linha chilena em pipas.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu intensificou neste final de semana ações de fiscalização para coibir o uso de cerol e outras linhas cortantes. Esse materiais são utilizados principalmente em pipas, que colocam em risco a vida de motociclistas, ciclistas e pedestres.

Dentro da chamada ‘operação linha pura’, equipes realizaram rondas preventivas em diversos bairros da cidade. O objetivo era orientar a população e apreender materiais proibidos.

A maior parte dos praticantes estava usanda linha pura, sem cerol. Ocorre que também foram constatadas diversas pessoas usando material proibido.

“Muitos desses, ao avistarem a viatura, descartaram o carretel de linha cortante e se evadiram do local com receito da autuação, disse o comandante da GCM, Weber Pimentel.

Perigos

De acordo com a GCM, além do risco de acidentes graves, o uso dessas substâncias é crime previsto por lei municipal e estadual, com punições que podem incluir multa e responsabilização criminal.

A Guarda também reforça o apelo para que pais e responsáveis orientem crianças e adolescentes sobre os perigos do uso de linhas cortantes. A população pode colaborar denunciando casos pelo telefone 153.

Veja também

Férias exigem atenção com pipas e riscos do cerol em Botucatu
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Berimbau postos
Oferecimento