GCM flagra motorista de cooperativa sem habilitação

Polícia
GCM flagra motorista de cooperativa sem habilitação 07 junho 2013

Em patrulhamento na madrugada desta sexta-feira (7), pelas imediações do Terminal Rodoviário de Botucatu, a guarnição do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE) da Guarda Civil Municipal (GCM), com os agentes Pichinin e Dias, encontrou um dos caminhões cedido ? cooperativa de agentes ambientais para o trabalho de coleta seletiva, sendo dirigido em alta velocidade.

Diante da suspeita que o veículo pudesse estar sendo furtado, os guardas passaram a acompanhá-lo. Na Avenida Paula Vieira, depois de quase colidir com a viatura, o motorista foi abordado e constatou-se que o mesmo não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao ser questionado pelos agentes, Edivandro Gomes, 22, disse que foi autorizado pelo presidente da cooperativa de agentes ambientais, Claudemir Mendes Rosa, a ficar com o veículo em sua casa e que, junto com sua esposa, se dirigia ? casa da sogra em razão de um problema de saúde.

O caminhão da marca Agrale, ano 2008, pertencente ? Prefeitura foi apreendido e recolhido ao pátio da Guarda Civil Municipal. O motorista foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil para prestar depoimento, onde foi lavrado boletim de ocorrência e responderá processo por dirigir sem permissão ou habilitação.

O decreto 9.064, de 21 de maio de 2012, assinado pelo prefeito João Cury Neto deixa expresso que os caminhões cedidos ? cooperativa se destinam, exclusivamente, ? coleta seletiva de resíduos sólidos, sendo que os mesmos não poderão ter outra destinação.

“Trata-se de um caso de desvio de finalidade, já que esse veículo era para ser usado apenas em serviço para a coleta seletiva e não para transporte particular, principalmente por uma pessoa sem habilitação que pode colocar em risco as pessoas que transitam pelas ruas da cidade. Vamos oficiar o fato ? administração para que as providências cabíveis possam ser tomadas”, informou o secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Adjair de Campos.

O secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani, destaca que foram cedidos ? cooperativa de agentes ambientais quatro caminhões e um ônibus para transporte de pessoal que atua no serviço de coleta seletiva.

“Com os documentos que a Guarda Municipal nos enviará vamos abrir um processo administrativo e encaminhar ao nosso departamento jurídico para providências. O acordo firmado com a cooperativa vence no próximo dia 12 de junho e precisamos fazer uma análise detalhada se vale a pena ser renovado. Diariamente, 30% das ligações que chegam ? Secretaria do Meio Ambiente se referem a reclamações do serviço que deveria ser prestado pela cooperativa. Os termos do acordo que foi assinado não estão sendo integralmente respeitados”, declara.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SORRIA PARA ECONOMIA 26
Oferecimento