Equipes do Patrulha da Paz, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do JCC Jovens Construindo a Cidadania da Polícia Militar, trabalharam nesta quinta-feira (7) na conscientização dos motoristas e pedestres sobre o programa Volta ? s aulas + segura que visa o respeito ao artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos, diminuindo os riscos de acidentes e os números de vítimas no trânsito.
A ação é simples. Para pedir a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre deverá, ainda na calçada, estender o braço com a palma da mão virada para os automóveis, colocou o comandante da GCM, Sérgio Bavia. A travessia só deverá ser feita quando os carros pararem, emenda.
Os motoristas, ao visualizarem pedestres nas proximidades da faixa, devem agir como se o semáforo estivesse no sinal amarelo e acompanhar a movimentação dos outros veículos pelo retrovisor. Nesta primeira ação mais de cem motoristas foram conscientizados e a intenção é que a ação seja estendida ? s demais escolas no decorrer do ano letivo.
A primeira ação da campanha Volta ? s aulas + segura promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, voltada para a gentileza no trânsito de Botucatu foi realizada das 6h30 ? s 7h30 em frente ao Cepra Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini, localizado na Avenida Leonardo Villas Boas, e das 11h30 ? s 13h30 nas proximidades do Colégio La Salle, na Rua Doutor Costa Leite. Próxima ação da campanha está marcada para o dia 14, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antenor Serra, no Jardim Reflorenda, na parte da manhã, e em frente ? Emef. Doutor Cardoso de Almeida, no Centro, entre 11h30 e 13h30.
{n}Recomendações aos motoristas{/n}
Ao aproximar-se da faixa segura, redobre a sua atenção.
Visualizando um pedestre que esteja solicitando a travessia na faixa segura, aja como se estivesse se aproximando de um semáforo amarelo.
Sempre que for conceder a prioridade de travessia ao pedestre, avalie as condições de segurança em seu entorno (principalmente motociclistas).
Percebendo que os outros motoristas do entorno não visualizaram a sinalização do pedestre, acene com a palma da mão para que ele não inicie a travessia.
Quando conceder a passagem ao pedestre na faixa segura, monitore pelos espelhos retrovisores a movimentação dos outros veículos, intervindo com sinais de mão caso ache necessário.
Aguarde o término da travessia dos pedestres pela faixa segura para sair com o seu veículo.
{n}Recomendações aos pedestres{/n}
Procure a faixa segura mais próxima.
Aguarde junto ao meio fio da faixa segura.
Em vias com grande movimento, aguarde a aproximação de outras pessoas para em conjunto realizar a travessia.
Sinalize estendendo o braço, solicitando a sua prioridade de travessia.
Mantenha contato visual com os motoristas que se aproximam da faixa segura, assegurando que os mesmos estão mantendo contato visual também.
A travessia deve ser iniciada apenas quando os primeiros veículos estiverem parados e mantenha contato visual para verificar a existência de motos.
Em vias de mão dupla redobre a atenção.
Caso a via seja dotada de canteiro central, os procedimentos para travessia da segunda transposição deverão ser repetidos.
Na dúvida, não dê o primeiro passo. Aguarde até ter certeza que sua travessia será em segurança.