Forças de Segurança identificam 9 moradores de rua em Botucatu com passagens pela polícia

Polícia
Forças de Segurança identificam 9 moradores de rua em Botucatu com passagens pela polícia 27 julho 2024

Entre eles um homem que já cumpriu pena por homicídios em outro estado

Arquivo Acontece Botucatu

As Forças de Segurança de Botucatu identificaram nos últimos dias 9 moradores de rua com passagens pela polícia. O resultado veio através de ações para mapear a população de rua do município.

Nos últimos dias Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal realizaram diversas operações em Botucatu visando identificar os chamados migrantes ou simplesmente moradores de rua no município.

A chamada “Operação Integrada Migrante” tem o objetivo de realizar patrulhamento preventivo e ostensivo. Os agentes observam pessoas em situação de vulnerabilidade e “moradores de área livre”.

Nessas ações foram identificados 9 moradores de rua com passagens policiais pelos mais variados delitos. São 4 mulheres e 5 homens que circulam pela cidade pedindo esmolas, segundo a Polícia Civil.

Todos foram cadastrados e fichados. É importante isso, pois todos estão perambulando pelas ruas, muitas vezes extorquindo pessoas atrás de esmola, incomodando nos semáforos, disse o Delegado Seccional de Polícia, Lourenço Talamonte Neto.

Apesar de fichados, os abordados foram liberados, de acordo com a legislação, pois não são procurados, ou seja, já cumpriram as condenações.

Entre as pessoas abordadas estava o homem que possui 4 condenações, sendo uma delas por homicídios no estado do Paraná. Todas as condenações já foram cumpridas, de acordo com a Polícia Civil.

Situação que preocupa

A situação de moradores de rua Botucatu preocupa. O número de migrantes aumentou consideravelmente nos últimos anos em quase todas as regiões do município. 

A Prefeitura de Botucatu nunca divulgou um levantamento, mas estima-se que a maior parte desses migrantes vem de outros municípios e se fixam em Botucatu pela facilidade com que conseguem esmolas nas ruas.

Além disso, Botucatu conta com o Espaço Acolhedor. Trata-se de um projeto da Prefeitura que oferece abrigo noturno com janta e café da manhã para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Semáforos, praças, frente de igrejas e ruas de grande movimentação são os locais de maior concentração de pessoas.

A Assistência Social da Prefeitura pede que a população não dê esmolas, pois muitos utilizam o dinheiro para comprar bebidas alcoólicas e até entorpecentes. Os que necessitam de abrigo e alimentação são assistidos.

O operação das forças de segurança deve continuar pelos próximos dias para identificação da população nessas circunstâncias. Ela foi traçada em recente reunião de todas as forças de segurança.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Nova Loja Facitec
Oferecimento