25 dezembro 2025
Manobras perigosas, barulho excessivo e grupos de motos em alta velocidade foram registrados em vários bairros da cidade

A madrugada desta quinta-feira (25), feriado de Natal, foi marcada por uma série de abusos envolvendo motociclistas em diferentes regiões de Botucatu. Moradores relataram a chamada “farra das motos”, com rolezinhos, manobras perigosas, excesso de velocidade e barulho intenso ao longo de toda a noite.
O Acontece Botucatu recebeu dezenas de reclamações de moradores de bairros como Cachoeirinha, Vila Maria, Palos Verdes, Cohab 1 e da região dos Comerciários. Segundo os relatos, motociclistas trafegavam empinando motos, cortando giro com escapamentos abertos e circulando em alta velocidade por vias residenciais.
Em muitos casos, condutores e garupas estariam sem capacete, o que aumenta significativamente o risco de acidentes graves. A movimentação começou ainda durante a noite e se estendeu pela madrugada, tirando o sossego da população e causando apreensão entre idosos, pessoas com problemas de saúde, crianças com transtorno do espectro autista e animais.
É importante salientar que a Polícia Militar vem atuando com diversas operações para coibir esse tipo de conduta, com apreensões de motos irregulares, entre outras medidas. Movimentos previamente combinados foram banidos após ações das forças de segurança, mas casos isolados de pequnos grupos ainda ocorrem.
Ciente de que é impossível cobrir todo o território de Botucatu, a PM pede para que a população ligue imediatamente no telefone 190 quando ocorrer esse tipo de situação. Se possível, de forma segura, registre imagens que possam ser trabalhadas para a identificação dos infratores.
Diferentemente do que ocorreu no Natal de 2023 — quando houve uma ação combinada com um grande número de motociclistas circulando simultaneamente por diversas regiões da cidade —, neste ano os registros apontam a atuação de pequenos grupos.
📣 Falas de moradores
“Tenho uma filha autista que não está conseguindo dormir por causa do barulho das motos. Tem moto com três pessoas, até menores de idade”, relatou uma moradora.
“Boa noite, feliz Natal a todos. Comerciários 3 infelizmente é terra de ninguém. Aqui não tem lei”, desabafou outro morador.
“Repetindo o ano passado. Várias motos com o escape aberto rodando pelas ruas do bairro. Olha a hora que estou mandando essa mensagem: 3h31. É revoltante”, escreveu um munícipe.
Outro morador também fez um apelo por mais presença do poder público:
“O bairro Comerciários 1 está horrível. Um bairro sem limites, onde não existe fiscalização de motos. Um terror para pessoas com problemas de saúde, animais, idosos acamados e pássaros. Eles não respeitam nada nem ninguém.”
Ainda segundo os relatos, a praça do bairro Comerciários 1 foi um dos pontos de concentração dos motociclistas, com intensa baderna durante a madrugada.
As forças de segurança informaram que, ao longo da semana, houve reuniões e mapeamento de possíveis pontos de concentração, com o objetivo de evitar ações em massa como a registrada no Natal de 2023, quando um grande rolezinho reuniu motociclistas em diferentes regiões da cidade.







