01 dezembro 2025
Foram encontrados insumos vencidos e etanol, segundo a Polícia Civil. Uma pessoa foi presa na operação.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu fechou nesta segunda-feira (01) uma fábrica clandestina de “gelo saborizado” que funcionava em um imóvel na região da Vila Jardim. A ação ocorreu após uma denúncia registrada no “Disque Denúncia”, que apontava irregularidades sanitárias no local.
Durante a operação, que contou com apoio da Vigilância Sanitária, os policiais encontraram diversas infrações graves. Entre elas, insumos com validade vencida desde 2022, condições inadequadas de higiene, armazenamento irregular e até galões com resquícios de etanol utilizados no processo de produção.
A equipe também localizou maquinários e freezers com milhares de unidades do produto impróprio para consumo, conforme constatado pelo Instituto de Criminalística. O responsável pelo local foi detido e preso em flagrante por crime contra as relações de consumo (art. 7º, IX, da Lei 8.137/90), permanecendo à disposição da Justiça.
Todos os produtos e equipamentos foram apreendidos para descarte, e a Vigilância Sanitária lavrou as autuações administrativas cabíveis.
A Polícia Civil reforçou que seguirá atuando para garantir a defesa da saúde pública e combater atividades ilícitas que coloquem a população em risco.












