A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu apresentou na tarde desta quarta-feira (30) mais 14 armas de fogo a serem utilizadas por seus agentes. Com essa aquisição o efetivo da GCM passa a contar com 32 pistolas modelo 380 e duas espingardas calibre 12.
Segundo o secretário Municipal de Segurança, Adjair de Campos, o investimento nesse armamento foi de aproximadamente R$ 30 mil. Segundo ele, os guardas municipais estão capacitados de forma técnica e psicológica para o uso das armas pela Polícia Federal.
Proporcionamos a nossos guardas constantes treinamentos e de qualidade, como o recente curso ministrado por um dos instrutores da formação das policiais de elite do Rio de Janeiro, que inclui o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Mas se faz necessário destacar que em 2010 realizamos mais de 25 mil ações preventivas, sem ao menos disparar um único tiro. Isso mostra o potencial e preparo de nossos agentes, destaca.
Na visão do GCM Pimentel, a aquisição dessas novas armas também traz mais seguranças para os agentes em período integral. É mais seguro visto que os marginais nos reconhecem nas ruas nos horários de folga. Já que a legislação permite usar as armas em nossa folga, nós (guardas) e nossas famílias nos sentimos mais seguros, explica.
Este investimento do Poder Público é visto pelo prefeito João Cury Neto como essencial na área de segurança e ajuda a entender os excelentes resultados obtidos pelo Município a nível Estadual. Somos o menos violento entre os 75 municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado de São Paulo. Temos sim a obrigação de oferecer maior resguardo e infraestrutura aos nossos guardas, mas temos a certeza que não é apenas com armas de fogo que vencemos a criminalidade. É através de Educação e projetos nas áreas sociais e esportivas que conseguimos evitar desastres maiores, sem precisar efetuar um único disparo, comenta.
Hoje a GCM possui um efetivo de aproximadamente 65 guardas. Antes do ano de 2009, a Guarda possuía apenas 32 soldados. Atualmente, além das armas de fogo, a GCM trabalha com aproximadamente 20 tasers, armas não letais de condução elétrica.
Em 2010, a Guarda Civil Municipal contabilizou 31.846 ações praticadas junto ? comunidade botucatuense, a maioria através do patrulhamento preventivo e monitoramento por câmeras espalhadas pela Cidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Compartilhe esta notícia