
O Conselho Comunitário de Segurança de Botucatu, CONSEG, realizou nesta segunda-feira, 05, uma visita ao Secretário de Segurança Pública do Estado e também à coordenadoria estadual de Consegs, na Capital Paulista. O presidente do Conseg Botucatu, Clóvis Martins, esteve acompanhado do prefeito João Cury, Dr Antonio Soares da Costa Neto, Delegado Seccional, Dr. Lourenço Talamonte Netto, também da Seccional de polícia Civil, o Ten. Coronel Jorge Duarte Miguel, comandante do 12º Batalhão PM, e o tenente Anderson Marioto, que está substituindo o comandante da 1ª CIA da Pm, Capitão Alexandre Cagliari em suas férias.
A comitiva de Botucatu foi recebida na Secretaria de Segurança Pública, pelo secretário adjunto, Dr. Sérgio Turra Sobrane e pela assessora especial da Coordenadoria Estadual dos CONSEGS, Ângela Visconti.
Na oportunidade o presidente do Conseg Clóvis Martins fez uma retrospectiva das ações do CONSEG enquanto parceiro, desde a posse do Prefeito Municipal de Botucatu Dr. João Cury Neto, quando se estreitaram os laços de coparticipação nas questões de segurança pública. Clóvis fez ainda, uma sintética prestação de contas de suas ininterruptas atividades nestes 08 anos.
“Neste período o CONSEG foi integralmente aceito como parceiro full time no que tange a elaboração de políticas púbicas no que diz respeito à Segurança Pública. O marco inicial dessa parceria foi a primeira Conferencia Municipal de Segurança Pública, onde após trabalhos integrados das Forças de segurança, Comunidade, Governo e Ministério Público local, conseguiu-se atingir um patamar invejável de segurança municipal”, disse ele. “Planejamento, esse um dos inúmeros segredos desse sucesso”, finalizou Clóvis Martins.
Estiveram presentes ainda o comandante da Guarda Municipal, Sergio Luis Bavia e o Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos Dr Adjair de Campos. A reunião serviu ainda como troca de experiência para que essa experiência positiva possa ser colocada em prática em outros municípios do Estado, através da coordenadoria estadual dos Consegs. Clóvis adiantou ainda que o Conseg de Botucatu já tem projetos junto às Força de Segurança de Botucatu, que serão oferecidos à implementação neste ano de 2017 em colaboração a administração municipal se forem aceitos.
Ainda durante a reunião, Martins cobrou a urgente necessidade de recomposição dos quadros de servidores da policia Civil, visto que com a melhora continua das ações das forças de segurança locais, e com a saída progressiva por aposentadoria de policiais civis, as unidades ficam sobrecarregadas. O pedido foi reforçado pelo Prefeito João Cury e pelo Delegado Seccional.