Botucatu é um dos alvos de operação da Receita Federal contra comércio ilegal de cigarros

Polícia
Botucatu é um dos alvos de operação da Receita Federal contra comércio ilegal de cigarros 07 maio 2025

Operação ‘Fumus Iuris’ tem como objetivo combater o comércio ilegal de cigarros convencionais e eletrônicos

A cidade de Botucatu está entre os alvos da Operação Fumus Iuris, deflagrada nesta quarta-feira, 7 de maio, pela Receita Federal com apoio da Polícia Militar. A ação tem como objetivo combater o comércio ilegal de cigarros convencionais e eletrônicos, incluindo produtos contrabandeados e sem controle sanitário.

Ao todo, três estabelecimentos de Botucatu foram alvos da operação, que ocorreu simultaneamente em diversas cidades do interior paulista, como Marília, Assis e Ourinhos, além de capitais como São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza.

Desde 2024, a Receita Federal já apreendeu mais de 3,6 milhões de unidades de cigarros eletrônicos em ações semelhantes. Os dispositivos ilegais contêm substâncias tóxicas que oferecem sérios riscos à saúde, especialmente entre os jovens, e não possuem qualquer tipo de controle da vigilância sanitária.

Segundo a Receita, além dos danos à saúde pública, o comércio ilegal de cigarros prejudica a economia formal, sonega impostos, alimenta o crime organizado e causa prejuízos milionários aos cofres públicos.

O nome da operação, Fumus Iuris, tem origem no latim e significa “fumaça do direito”, em referência aos impactos legais e sanitários da prática combatida. O balanço de apreensões e prisões ainda não foi divulgado oficialmente. A operação segue em andamento em todo o país.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento