Números são do ‘Atlas da Violência’ no país e foram divulgados pelo Ipea.
Botucatu é o município menos violento do Estado de São Paulo. A informação consta no Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que ficou divulgado nesta sexta-feira, dia 04.
Anualmente, o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lança um relatório atualizando os dados de violência no Brasil. O trabalho é feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Municípios de São Paulo e Santa Catarina dominam a lista das cidades mais seguras do Brasil (ver abaixo). Jaraguá do Sul (SC) lidera a lista.
Os números completos do estudo podem ser acessados em https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/
Para se ter uma ideia, em 2023 nenhuma morte violenta foi registrada em Botucatu. O último caso foi um homicídio após uma briga entre irmão, em agosto de 2022.
Confira o ranking do Ipea com as dez cidades menos violentas do Brasil:
1º – Jaraguá do Sul – SC
2º – Botucatu – SP
3º – Brusque – SC
4º – São Caetano do Sul – SP
5º – Indaiatuba – SP
6º – Criciúma – SC
7º – Santa Bárbara d’Oeste – SP
8º – Salto – SP
9º – Atibaia – SP
10º – Itapetininga – SP
Fórum de Segurança Pública também aponta Botucatu como a menos violente
Estudo semelhante foi divulgado na última semana através do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Botucatu aparece com o índice de 2,8 mortes para cada 100 mil habitantes, aponta o relatório. O estudo cita apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.
Essa conta coloca Botucatu na primeira colocação de cidades mais seguras do estado e a segunda mais segura do Brasil, segundo esse estudo também. A estatística conta municípios a partir de 100 mil habitantes.
A cidade de Botucatu apresenta há vários anos baixos números nessa estatística, tendo liderado o quesito em anos anteriores.
Outras cidades do interior também tiveram baixas taxas de homicídios. Entre elas figuram São Caetano do Sul (3,0) e Indaiatuba (3,1).
Disparidade no estado
O estado de SP é detentor da menor taxa proporcional de homicídios do país, com 8,4 mortes para 100 mil. Apesar disso, revela uma disparidade entre seus mais de 600 munícipios.
Segundo estatísticas oficiais compiladas por pesquisadores do Fórum, Caraguatatuba tem taxa de homicídios cerca de três vezes maior que a média. Com 26,7 casos para cada 100 mil habitantes, a cidade no litoral norte, uma das principais regiões turísticas do Estado, registrou a maior taxa de homicídios do Estado no último ano.
A média nacional, a menor desde 2011, foi de 23,4. Caraguatatuba ainda fica longe dos Estados mais violentos do País, como Amapá (50,6), Bahia (47,1) e Amazonas (38,8), mas está perto do índice do Rio de Janeiro (27,9).
As cidades que aparecem em seguida ficam abaixo da média nacional: São Carlos (19,2), Guaratinguetá (18,6), Rio Claro (18,4), todas no interior, e Embu das Artes (18,3), na Grande São Paulo. A capital tem um índice de 7,3.
Compartilhe esta notícia