
Focos foram registrados nos bairros Jardim Holanda, Santa Elisa e Parque dos Pinheiros; equipes seguem em rescaldo para evitar novas ocorrências.

Na tarde desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Botucatu atuaram no combate a incêndios florestais registrados em diferentes pontos do município. As ocorrências aconteceram nos bairros Jardim Holanda, Santa Elisa e Parque dos Pinheiros.
As equipes chegaram rapidamente aos locais e conseguiram controlar e extinguir os focos de incêndio com sucesso. Até o momento, não há registro de feridos durante as ações.
No Parque dos Pinheiros, as equipes permanecem em trabalho de rescaldo, procedimento que evita possíveis reignições após o controle das chamas.


As autoridades reforçam o alerta à população sobre os riscos durante o período de estiagem, que torna o ambiente mais propenso a incêndios florestais. A colaboração da comunidade é essencial para a prevenção e resposta rápida a essas ocorrências.
Denúncias de queimadas ou focos de incêndio podem ser feitas por meio dos canais oficiais da Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
>>Siga o canal do Acontece Botucatu no WhatsApp
É crime
O crime de incêndio ambiental está previsto no art. 41 da Lei Federal 9.605/98
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.
Também há previsão no artigo 250 do Código Penal
Quem for flagrado incendiando terrenos ou áreas verdes do Município será penalizado através de multas aplicadas e cadeia pela Polícia Ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 190 (PM) e 153 (GCM) e 199 (Defesa Civil). O telefone do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências é o 193.
Veja também
Últimas Notícias
Incêndio atinge Escola do Meio Ambiente em BotucatuCompartilhe esta notícia