
Na manhã desta quarta-feira, dia 05, o prefeito de Botucatu, Mário Pardini, anunciou medidas relacionadas à segurança pública e transporte coletivo. Como adiantou ainda em março o Acontece Botucatu, em evento que foi realizado em frente às escadarias do Paço Municipal, foram apresentados o programa ‘GCM nas Ruas’, a chamada ‘Atividade Delegada’ com a Polícia Militar, além de novos fiscais do transporte coletivo.
No âmbito da Guarda Municipal, após intenso plano de remanejamento de funcionários, dobrou-se o efetivo de agentes das ruas e patrulhamentos de rotina pela Cidade. Remanejar funcionários para poder contar com todos os agentes da Guarda nas ruas era uma vontade de Mário Pardini. A operação contou nos bastidores com a atuação decisiva do Secretário de Gestão e Planejamento Estratégico, Fábio Vieira de Souza Leite.
Agora são 56 guardas que estarão à disposição para o trabalho exclusivamente nas ruas. A iniciativa abrange quase o efetivo total da corporação, que atualmente é de 63 profissionais em exercício.
“Aumentamos em 100% nosso efetivo e vocês passarão a ver guardas em todos os corredores comerciais da cidade. Andávamos 1 mil quilômetros por dia, agora nossas viaturas vão andar 2 mil quilômetros por dia. Isso será possível por conta do remanejamento de servidores públicos municiais, antes locados em outras áreas do Poder Público e que agora realizarão os serviços administrativos que alguns de nossos guardas eram responsáveis”, disse o Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos.
Também foi apresentada uma nova viatura para a GCM. Trata-se de uma Fiat Palio Weekend Trekking 1.6, ano 2016 /modelo 2017, equipada com compartimento para transporte de presos, sinais luminosos e sonoros, GPS e rádio com frequência digital, e toda customizada. O investimento superou os R$ 69 mil, com recursos do Poder Público Municipal.
“Eu queria agradecer aos servidores nessa manhã. Os servidores da Guarda que entenderam o propósito de prestar um serviço de na segurança pública. Pessoas que saíram de algumas funções, que foram remanejados para fazer esse atendimento na Guarda, dobrando o número de agentes nas ruas. Espero retribuir o empenho de vocês”, declarou o Prefeito Mário Pardini.
Atividade Delegada
Também foi anunciada, conforme relatou o Acontece Botucatu no último mês, a ‘Atividade Delegada’, que coloca policiais militares fora de escala ou que estejam de folga nas ruas da cidade. O objetivo é dobrar o número de viaturas e policiais durante o fim de semana em Botucatu.
“Isso só foi possível, pois o nosso governo conseguiu reduzir despesas para retomar a Atividade Delegada. Deu trabalho, não foi fácil, mas conseguimos”, colocou Pardini.
O convênio celebrado entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado foi restabelecido após diversas reuniões entre a atual administração e Polícia Militar no mês de fevereiro. Criada pela lei 5.246/11 e alterada pela lei 5.634/14, a Atividade Delegada permite ao município contratar policiais civis e militares com medidas administrativas.
“A Atividade foi possível por conta de uma ação integrada. É uma documentação complexa, mas saiu. Éramos cobrados e finalmente o convênio foi celebrado. Começou no ano passado e terminou com essa”, comemorou o Tenente Coronel Jorge, que responde interinamente pelo CPI-7 Sorocaba.
Novos fiscais do transporte público
Também foram apresentados dez novos fiscais do transporte coletivo. Como cabe a Prefeitura a fiscalização dos ônibus, linhas, itinerários, entre outros, os novos funcionários engrossam a lista das pessoas com a missão de relatar falhas no transporte coletivo. O setor é duramente criticado pela população desde 2016.
“São dez fiscais de transporte coletivo. Fizemos tudo isso remanejando funcionários em várias secretarias e eles vão nos ajudar muito. População não quer saber se vai quebrar ou não o contrato, quer saber de um serviço de qualidade e esses fiscais vão nos ajudar nisso”, completou Mário Pardini.
Compartilhe esta notícia