Odontologia Veterinária é o assunto desta semana com a Vet 4 Pet; confira!

 

M.V. Luis Henrique M. C. Gomes é Médico veterinário Especialista em Odontologia Veterinária

A especialidade de Odontologia Veterinária é um dos principais serviços oferecidos pela Vet 4 Pet – Veterinária Avançada, e sua qualidade é reconhecida em toda região, sendo procurada por clientes de cidades de dentro e fora do Estado de São Paulo.

A Odontologia Veterinária começou a se desenvolver no país há cerca de 25 anos, e hoje em dia, é uma das áreas mais importantes dentro da Medicina Veterinária, visto que cerca de 80% dos animais acima de 3 anos sofre com algum tipo de doença oral, na maioria das vezes não diagnosticada ou negligenciada pelo proprietário ou pelo próprio colega veterinário. As doenças orais são as afecções de maior incidência em cães e gatos no mundo todo!

É possível fazer a prevenção dessas alterações em casa com alguns cuidados simples e que podem fazer toda a diferença para a qualidade e expectativa de vida do seu pet!

A alimentação correta é o início da prevenção adequada, visto que as rações de boa qualidade, além de manterem seu animal com uma boa nutrição, têm grãos com grau de abrasividade ideal para a remoção de parte da placa bacteriana enquanto o animal mastiga. As alimentações amolecidas ou caseiras são mais macias e pastosas, fazendo com que a placa bacteriana se fixe ao dente de maneira mais fácil.

Reprodução Internet

O oferecimento de ossos, petiscos (biscoitos e bifinhos) e brinquedos para o animal brincar também tem função ao rasparem os dentes do animal durante a brincadeira e a mastigação. Mas ATENÇÃO: ossos naturais ou defumados vendidos em Pet Shops podem ser perigosos por serem muito duros e terem a capacidade de fraturar os dentes dos cães, mesmo dos de porte grande!!!

Porém, esses fatores acima ajudam a retardar o processo de formação da placa bacteriana e do tártaro, mas não evitam totalmente o aparecimento desses problemas. A única forma efetiva de evitarmos que isso aconteça é através da ESCOVAÇÃO DENTÁRIA!!! Sim, devemos escovar os dentes dos nossos pets, por mais estranho que isso possa parecer num primeiro momento!

E para iniciarmos a escovação dos dentinhos dos nossos animais, a dica mais importante é fazermos com que eles aceitem a escovação através do condicionamento. Pode parecer difícil no começo, mas a grande maioria dos cães e gatos aceitam bem a escovação após algumas semanas de treinamento. O uso de recompensas (petiscos) pode ser muito útil para um condicionamento mais rápido e efetivo.

Você sabia que a presença de tártaro na boca do seu animalzinho pode causar problemas sérios no decorrer da vida dele e pode até levá-lo à morte??

O tártaro é formado principalmente por bactérias, ou seja, ele provoca uma infecção crônica na boquinha do animal, que além de provocar dor, sangramento, mau hálito e queda dos dentes, pode também provocar diversos problemas à distância!!! Os problemas mais comuns são doenças cardíacas, renais, hepáticas, pulmonares, neurológicas e articulares.

LEMBREM-SE: A SAÚDE DO SEU PET TAMBÉM COMEÇA PELA BOCA!

M.V. Luis Henrique M. C. Gomes

Médico veterinário Especialista em Odontologia Veterinária

Mestre em Odontologia Veterinária

Professor Odontologia Veterinária na FSP- Avaré