Anorexia em coelhos e roedores; confira mais um importante assunto com a Vet 4 Pet

 

Coelhos e pequenos roedores como hamster, gerbil, rato, camundongo, porquinho da Índia e chinchila são animais de estimação cada vez mais comuns por serem pequenos e normalmente mansos. Conforme a criação, interagem muito com seus tutores, podendo aprender truques e aceitarem adestramento.

Atualmente, no mercado pet há diversas marcas de rações comerciais que variam entre as discutíveis misturas de sementes, as rações peletizadas e as extrusadas de alta qualidade e cada vez mais populares.

Há também concentrados de alfafa e feno comercializados em cubos, a granel ou no formato peletizado. Podem ainda ingerir diversos tipos de frutas e verduras na dieta.

Apesar do avanço da qualidade dos alimentos comerciais para este segmento de animais de estimação, ainda é comum a ocorrência de erros alimentares que acarretam quadros de anorexia como consequência de dietas erradas. Anorexia é literalmente a ausência de apetite nos animais que gera  emagrecimento progressivo, culminando na morte, caso o tutor não perceba ou demore na busca por auxilio veterinário.

A melhor forma de se evitar quadros de anorexia é o fornecimento de uma boa dieta e exames periódicos constantes que possam acusar o início dos fatores predisponentes e resolver o problema.

A busca por orientação e acompanhamento veterinário especializados é fundamental para a prevenção e resolução em casos de anorexia. Vale lembrar que o uso de medicamentos sem orientação veterinária comumente gera quadros de intoxicação nestes animais.

Guilherme Augusto Marietto Gonçalves – Membro do corpo clínico da Vet 4 Pet – Medicina Avançada.

Doutor pelo Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista – FMVZ-UNESP/Botucatu-SP.

Docente das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO/Ourinhos-SP.

Membro e Conselheiro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens – ABRAVAS.

DocBird – Consultoria em Medicina Aviária e Animais Silvestres