Obituário: Enohed José Miguel – * 06/11/1934 – + 10/06/2021

Em memória à nossa querida flor e para todos que estão à flor da pele com sua partida.

Morreu ontem, aos 86 anos, Enohed José Miguel.

Escrever sobre quem amamos nunca é fácil. Exige responsabilidade e, quase sempre, faltam-nos palavras ou elas simplesmente parecem minúsculas demais.

Tamanho sentimento carrego nesse meu peito apertado ao dizer a todos que, na tarde de 10 de junho de 2021, nossa querida Tia Enohed despediu-se de nós. Arrisco dizer que ela não queria ir, mas precisava descansar e encontrar a mamãe e seus queridos, como diz minha avó. E a mamãe a chamou em seus sonhos tantas vezes…

É certo que todos que a conheceram guardam excelentes lembranças, repletas de sorrisos e risadas. A tia era assim. Dava risada pra valer e era a tia de todo mundo. Cuidadosa, muito amorosa, generosa e com um astral que encantava qualquer pessoa. Tia Enohed não teve filhos, mas deixou muitos coraçõezinhos órfãos por aqui.

Para nós, ela era a flor. Para ela, éramos a riqueza de sua vida. Tia Enohed era uma eterna apaixonada. Romântica, sempre relembrava amores e histórias. Não à toa, ela não perdia um capítulo das novelas mexicanas. Mas seu amor maior, sempre foi sua família que se dividia entre Botucatu e Jundiaí, cidade em que ela nos disse adeus.

Tia Enohed foi a pessoa mais altruísta que eu já conheci em toda minha vida. Mesmo em tempos ruins, nunca perdeu a fé, muito menos a força. Uma força que caminha junto às mulheres da nossa família, que começou lá no Líbano, anos atrás.

Quando a tia chegava, a casa ficava mais feliz. Ela era linda de viver, com os olhos tão belos. Verdes, bem verdinhos. Hoje, me basta relembrar seu encanto, doçura e amor incondicional que acalmou tantas pessoas.

Tia amada e querida, gosto de recordar a cena em que você abria a porta do casarão de esquina para nos receber. Gosto de lembrar de você na janela lá de cima da casa da vó, dando tchauzinho. E é só um tchauzinho mesmo, porque você estará para sempre em nossa memória, nas melhores histórias e no fundo de nossos corações.

Saiba que sua família está toda unida com o pensamento em você.

Já sentimos sua falta, obrigada por tanto amor.

Da sua sobrinha e de todos que te amam,

Sarah Bulhões.