Novo modelo, que passa a ser fabricado oficialmente em 2023, teve as primeiras imagens reveladas. Fabricante alemã também anunciou o Gol Last Edition, com apenas mil unidades como forma de celebração do fim da linha de produção de um dos carro mais vendidos no Brasil.
A Volkswagen anunciou o fim da produção do Gol, modelo lançado em 1980 e que chegou a ser o carro mais vendido no país por 27 anos. Produzido em Taubaté, no interior de São Paulo, o Gol será substituído pelo Polo Track a partir de janeiro de 2023.
A VW informou que a fábrica no Vale do Paraíba continuará produzindo os modelos Gol e Voyage até o fim de 2022 – são feitos 780 por dia. A partir do ano que vem, todo foco da linha de produção passa a ser voltado ao Polo Track, que será vendido a partir de R$ 79.990,00.
A fábrica da montadora em Taubaté foi modernizada e recebeu a implantação da plataforma MQB, que possibilita a produção de diversos modelos sobre a mesma base. A modernização faz parte de um investimento da marca de R$ 7 bilhões na América Latina.
Além do preço, a Volks anunciou outras novidades do novo produto. O Polo tem uma frente mais esportiva, um visual mais potente e diversos detalhes em preto, como a calota que é totalmente escurecida.
Segundo a montadora, em relação ao Gol 1.0 MPI, último modelo lançado, o Polo Track tem mais acessórios, é mais completo, mais seguro e oferece maior conforto, com 2,56 metros de entre-eixos e 1,75 metros de largura, além de 300 litros no porta-malas.
Outros detalhes foram divulgados, como por exemplo que o carro conta com motor 1.0 MPI, 84 cavalos, 101 Nm (Newton-metro), quatro airbags (dois frontais e dois laterais), controle eletrônico de estabilidade, assistente para partidas e subidas, e roda aro 15”
O carro será lançado com quatro cores disponíveis: branco cristal, cinza platinum, prata sirius e preto ninja.
Gol Last Edition
Como forma de celebração ao fim da linha de produção de um dos carros mais vendidos no Brasil desde que foi lançado, em 1980, a Volkswagen anunciou o Gol Last Edition.
Esportivo e com uma única cor – vermelho com detalhes em preto – o novo produto da fabricante alemã ainda não tem data para chegar ao mercado, mas serão vendidas apenas mil unidades do modelo, sendo 650 no Brasil e 350 na América Latina.
De acordo com a montadora, a ideia foi manter a esportividade do Gol e incluir detalhes únicos, como um logo específico com uma peça tridimensional, o número de cada unidade (de uma mil) no painel, além de todos os acessórios disponível na fábrica em Taubaté (SP).
A novidade foi anunciada à imprensa com um vídeo gravado pelo jornalista Claudio Carsughi, que realizou o primeiro teste jornalístico com o Gol em maio de 1980 e também foi o primeiro jornalista a experimentar o Last Edition.
De acordo com a Volks, o preço do carro já foi definido, mas ainda não pode ser divulgado.
Em linha por 42 anos, o Gol é considerado um clássico da indústria automotiva brasileira, já que é o veículo mais vendido e mais exportado da história do mercado nacional.
Plataforma MQB
De acordo com a Volkswagen, o lançamento do Polo Track só foi possível com a instalação da plataforma MQB na unidade do Vale do Paraíba, uma estrutura moderna e que permite a construção de diversos modelos sobre a mesma base.
Segundo a Volks, isso promete dar capacidade à fabrica de produzir 15 modelos diferentes até 2025, sendo essa uma das metas do programa ‘Acelera Volkswagen’.
A unidade da fábrica no Vale do Paraíba se preparou para a modernização da linha de produção justamente com parte do investimento de R$ 7 bilhões da marca para América Latina, que foi anunciado em 2021 para 2022 a 2026.
Com isso, 80 novos robôs foram adquiridos no setor de armação, que recebeu o maior investimento, refletindo em um aumento de 33% da capacidade de produção. A área agora conta com 243 robôs.
De acordo com o diretor da Volks em Taubaté, Vilque Rojas, o grande desafio na modernização está na montagem dos carros. A principal melhoria foi transformar a produção em uma linha contínua, em que tudo é feito com o carro movimento, inclusive o casamento entre o motor e a carroceria.
Com a adaptação à plataforma, a ideia é que a fábrica gere menos custos, menos impacto e menos tempo de produção.
Fonte: g1
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