Secretaria promoverá Semana da Carne para valorizar pecuária

Nacionais
Secretaria promoverá Semana da Carne para valorizar pecuária 29 janeiro 2016

Programação conta com palestras, workshops, feira de negócios, atrações culturais, leilão beneficente, promoções em restaurantes paulistanos e visitas a estabelecimentos comerciais para promover a cadeia produtiva

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo promoverá entre os dias 13 e 19 de junho de 2016, na capital paulista, a primeira edição da Semana da Carne, realizada em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e com a Verum Eventos. O evento foi lançado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, com a presença do secretário Arnaldo Jardim (foto). O objetivo é aproximar produtores e consumidores, além de ressaltar a importância da pecuária paulista e fomentar o consumo por parte da população.

A programação conta com palestras, workshops, feira de negócios, atrações culturais, leilão beneficente, promoções em restaurantes paulistanos e visitas a estabelecimentos comerciais para promover a cadeia produtiva. Para alcançar o objetivo de aproximar o setor do consumidor, as atividades serão realizadas no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, democrático ponto de encontro da cidade.

É uma maneira de levar até a população informações sobre o produto que ela está consumindo, mostrar que o bife na bandeja de isopor vendido no supermercado envolve uma enorme cadeia produtiva para chegar até o carrinho dos consumidores, que o leite não é originário da caixa, mas sim da vaca. O Governo quer com isso mostrar que reconhece a importância da pecuária para o Estado em todos os elos da cadeia que a formam.

Arnaldo Jardim destacou a participação do governo paulista ao reiterar a disposição do governador do Estado, Geraldo Alckmin, em oferecer todo o apoio necessário para a Semana da Carne. “Que nós possamos fazer deste evento um momento diferenciado, para São Paulo voltar a sediar um grande debate que permita a interação do setor, multiplique os negócios e aperfeiçoe as diretrizes para que o nosso País continue cada vez mais a ser esse supridor mundial de proteína animal”, destacou o secretário.

O titular da Pasta lembrou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem inciativas que contribuem para um melhor desempenho do setor. Como as ações executadas pelo Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital) da Secretaria no processamento da carne, garantindo saudabilidade e segurança à mesa.

Outro conceito lembrado pelo secretário foi o do Boi 7.7.7, desenvolvido pelo Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria, que reduz de 38 para 24 meses o tempo de abate do animal, aumentando a produtividade e diminuindo o custo de produção para o pecuarista. “É um conceito que nos permite nos tornarmos referência para os produtores. É um salto de qualidade muito significativo”, avaliou Arnaldo Jardim.

Para o presidente da SRB, Gustavo Junqueira, o apoio do governo por meio da Secretaria é essencial para unir os vários elos da cadeia produtiva. “O secretário tem dado todo o apoio não apenas na questão da pecuária, mas também na agricultura do Estado. Ele entende a agricultura e tem feito de fato o que o governador Geraldo Alckmin lhe pediu quando tomou posse, que é dar à agropecuária paulista a proporção que ela tem”, elogiou o presidente.

 

Atrativa

Para atrair um público pouco acostumado ao setor agropecuário, a Semana da Carne contará com iniciativas que usarão a cultura para transmitir a informação do campo. Como a Livraria Cultura do Boi, nos dias 16 e 17, aberta a receber publicações a serem expostas no espaço, e uma exposição de arte com obras que aludem à pecuária – com artistas como Diego Penedo, Fábio Fatori, Renan Antonielli e Rodrigo Gastaldon.

Outra ação dentro da programação será a Beef Week, de 13 a 19 de junho de 2016, com promoções de pratos de carne em restaurantes e ofertas de venda de carne em açougues, empórios e supermercados. “Neste momento, pretendemos passar ao consumidor alguma mensagem que seja importante para ele descobrir sobre a carne brasileira. Muitos deles nem imaginam como é feita essa produção e como é bem-feita, com sustentabilidade”, apontou Carla Tuccillo, diretora de eventos da SRB.

A Semana da Carne abrirá espaço também para a solidariedade por meio do Leilão Pecuária Solidária, que reverte seu lucro para entidades beneficentes e será realizado pela primeira vez na capital paulista. A iniciativa é do leiloeiro Eduardo Gomes e em quatro edições bianuais já arrecadou R$ 1,6 milhão. “A vinda do leilão para São Paulo dá visibilidade, é a oportunidade de dizer que o agronegócio está ligado a um evento importante do ponto de vista social”, considerou o leiloeiro.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento