A Casa Rosa integra no mesmo espaço serviços especializados para o atendimento às vítimas expostas aos mais diversos tipos de violência
A Prefeitura de Jahu inaugurou na noite desta quarta-feira (16/12), a Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros” – Centro de Referência e Atenção da Mulher. Localizado à Avenida Ana Claudina, 447, o Centro de Referência e Atenção da Mulher tem como objetivo principal apontar demandas, levantar dados concretos e tornar efetiva a implantação de políticas públicas para mulheres.
Isso será feito por meio de ações específicas, integrando e humanizando o atendimento psicossocial e de saúde às mulheres em situação de violência, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas públicas que garantam o emponderamento das mulheres e seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.
“O equipamento público que estamos inaugurando vai trazer atendimentos interdisciplinares e multisetoriais para todas as mulheres jauenses. Nesse local, uma equipe de profissionais dará um atendimento completo e de primeira qualidade, de forma gratuita”, reforçou o prefeito Rafael Agostini em seu discurso.
A Casa Rosa integra no mesmo espaço serviços especializados para o atendimento às vítimas expostas aos mais diversos tipos de violência. Com um trabalho voltado à integração e formação de uma rede de atendimento que possibilite agilizar os processos envolvidos na problemática que envolve a violência doméstica, o local terá como principais atividades e acolhimento
Também irá prestar apoio psicossocial; assistência jurídica, promoção de autonomia econômica; central de transportes; cuidado para as crianças envolvidas –brinquedoteca; alojamento de passagem; serviços de saúde (cardiologia, dermatologia, fonoaudiologia, nutrição, planejamento familiar, ginecologia – contracepção de emergência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, e um serviço inovador e pioneiro na rede pública de saúde: Fertilidade Humana) e orientação e acesso aos programas de assistência social. Além disso, a Casa Rosa têm várias parcerias formalizadas: Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Varas Especializadas, Ministério Público e Defensoria Pública.
Compartilhe esta notícia