Em solenidade que contou com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, o prefeito Edson Marcusso entregou à população o Centro de Referência de Saúde da Mulher “Sônia Maria Benavides Foizer”, na Vila Aparecida. O empreendimento resulta de um investimento de 1,3 milhão de reais, com recursos aportados pelo Governo do Estado de São Paulo (750 mil reais) e da Prefeitura local (500 mil reais), para o atendimento referenciado a mulher.
Além de Lu Alckmin e do prefeito Edson Marcusso, a solenidade contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social local, professora Nazaré Marcusso; pelo vice-prefeito José Barbosa Júnior e sua esposa, Betânia Barbosa; do secretário Hernando Mauro de Aquino (Saúde); do presidente da Câmara, Valdevino Marcusso; de familiares de Sônia Maria Benavides Foizer; além de vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos e instituições públicas.
Atendimento a Mulher
Com 554,77 metros quadrados de área construída, o Centro de Referência de Saúde da Mulher “Sônia Maria Benavides Foizer” receberá exclusivamente crianças e mulheres encaminhadas pelas unidades básicas de saúde. A equipe da Secretaria de saúde já realiza o matriciamento do atendimento realizado a esse público, visando estabelecer um protocolo de encaminhamento na rede.
Em mulheres, basicamente, o Centro de Referência realizará o acompanhamento do tratamento de pacientes diagnosticadas ou que apresentarem alterações em exames de Papanicolau ou mamografia, assim vítimas de violência doméstica ou sexual. O Centro contará com atendimento de equipe multidisciplinar para essas situações, como assistente social, psicóloga e nutricionista.
Puericultura
O local realizará o atendimento referenciado e especializado de Puericultura – que é o acompanhamento de saúde em crianças, do nascimento até 12 anos de idade –. Esse atendimento é realizado em todas as unidades básicas de saúde do município, contudo, no Centro de Referência de Saúde Mulher de Puericultura serão atendidos os casos encaminhados pelos postos de saúde.
Compartilhe esta notícia