O preço médio da gasolina continuou a subir na semana passada e atingiu novo recorde do ano, de R$ 3,850 por litro. Isso significa uma alta de 1,9% no valor do combustível para o consumidor em uma semana. As informações são de levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgado nesta terça-feira (12) e se referem aos preços práticos nos postos de combustível brasileiros na semana encerrada no dia 8 de setembro.
O preço nas bombas refletem os reajustes feitos pela Petrobras nas refinarias. A estatal aumentou em 2,06% o valor da gasolina vendido aos postos de combustível na semana, considerando reajustes feitos até sexta-feira. A Petrobras muda diariamente o preço do combustível na refinaria, mas a decisão de repassar ou não o valor para o consumidor é dos postos de combustíveis.
Os furacões que atingiram os Estados Unidos e Caribe na semana passada afetaram a produção de petróleo no Golfo do México e pressionaram os preços dos derivados de petróleo, como a gasolina, para cima em todo o mundo. Para calcular o preço da gasolina na semana, a ANP levantou informações em 3.160 postos de combustível em todos os estados brasileiros.
Etanol e diesel
O preço médio do diesel no país também subiu e ficou em R$ 3,150 na semana passada, de acordo com a ANP. Trata-se de um aumento de 1,58% em apenas uma semana.
O diesel também sofre o impacto dos furacões nos EUA e Caribe. A Petrobras reajustou o valor do diesel na refinaria em 5,24% na semana até sexta-feira.
Tendências de preços
A Petrobras reajustou três vezes o preço da gasolina e do diesel nas refinarias desde sexta-feira.
No sábado, a Petrobras aumentou novamente os preços dos dois combustíveis, mas reduziu os valores nesta terça-feira e terá nova redução de preços na quarta-feira.
No acumulado do mês, já considerando as mudanças de preços previstas para amanhã, o preço da gasolina nas refinarias aumentou em 5,14%. Já o diesel subiu 4,8% no mês.
Fonte: Portal G1
Compartilhe esta notícia