
Detentos do Centro de Progressão Penitenciária de Porto feliz (SP) se rebelaram no fim da tarde desta segunda-feira (16). Segundo o G1apurou, o motivo da rebelião seria a suspensão da saída temporária como forma de medida preventiva para conter o avanço do coronavírus.
Informações preliminares dão conta que houve fuga em massa de presos. Os que ficaram promoveram um quebra-quebra na unidade. Colchões foram queimados.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estão do lado de fora da penitenciária, que abriga 1825 detentos. Não há informações sobre reféns.
Uma fonte ouvida pelo G1 disse que os internos tomaram conta da unidade, enquanto os agentes penitenciários evacuaram o prédio.
A rebelião em Porto Feliz se soma a outras registradas no estado nesta segunda-feira. Houve também rebelião e fuga de presos em Mongaguá, Taubaté e Mirandópolis.
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que estão ocorrendo atos de insubordinação nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária II de Mirandópolis, devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria amanhã [terça-feira (17)].
Tanto o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) quanto a Polícia Militar foram acionados e estão cuidando da situação.”