Ourinhos prepara para 2016 mega operação contra mosquito da dengue

Nacionais
Ourinhos prepara para 2016 mega operação contra mosquito da dengue 28 dezembro 2015

Moradores estão sendo orientados para descartar todo e qualquer tipo de material que sirva de acúmulo para a proliferação do mosquito, já que estão sendo encontrados pelos agentes de endemias inúmeros focos em algumas residências

 

Por determinação da prefeita Belkis Fernandes (foto), a partir do dia 11 de janeiro de 2016, a Prefeitura de Ourinhos dará início em todos os bairros da cidade, à terceira mega operação contra a dengue com a eliminação das residências os criadouros do mosquito aedes aegypti, que também transmite a febre chikungunya e o zika vírus, evitando que a cidade sofra com uma epidemia.

Durante os dias em que os caminhões da Prefeitura estiverem passando pelos bairros é importante que os moradores descartem todo e qualquer tipo de material que sirva de acúmulo para a proliferação do mosquito aedes, já que estão sendo encontrados pelos agentes de endemias inúmeros focos em algumas residências. Nas últimas semanas, por exemplo, foram encontrados 18 focos em uma única casa, na Vila Margarida.

Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica contabilizaram um total de 20 casos de dengue em Ourinhos no período de 05 de julho a 16 de dezembro, sendo 18 casos autóctones e dois importados. A grande preocupação do setor de saúde pública, é que além da temida dengue e da febre chikungunya, o mosquito Aedes tem transmitido também o zika vírus (principal suspeito de casos de microcefalia em recém-nascidos).

De acordo com o último boletim atualizado pelo Ministério da Saúde, até o dia 12 de dezembro foram registrados 2.401 casos de microcefalia e 29 óbitos, sendo que os casos estão distribuídos em 549 municípios de 20 estados. Mais seis novos estados já foram notificados com casos suspeitos, sendo eles: Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O Governo municipal está empenhado no combate à proliferação do mosquito e conta com o apoio de toda a população para que os casos de dengue não aumentem. A principal ação nesta luta é a colaboração de toda a população, vistoriando em suas casas e locais de trabalho possíveis criadouros. “Vamos juntos vencer essa luta!”, conclama a prefeita Belkis Fernandes.

 

Terrenos para empresas

Paralelo a construção dessa operação na área de Saúde, recentemente a Prefeitura de Ourinhos concluiu o processo licitatório para doação de terrenos a empresas no Distrito Industrial III,  em encontro realizado na sala de licitações da Prefeitura para distribuição dos lotes doados.


A prefeita Belkis Fernandes, juntamente com o deputado estadual, Mauro Bragato estiveram presentes para acompanhar o processo de distribuição (de lotes). Também participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Claudinei Messias, o secretário municipal de Administração Antônio Carlos Gregório, o presidente da ACE, Diógenes Correia Leite e o presidente da AIOR Edenilson Natali.

A prefeita Belkis lembrou que todo o procedimento foi realizado com muita transparência. “Fizemos esta licitação da maneira mais transparente possível, consultando sempre o Tribunal de Contas. Fomos pioneiros no Estado de São Paulo na questão da transparência. Outros municípios terão de adotar os mesmos critérios para realizar doações”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico explicou que de acordo com a classificação obtida durante o processo licitatório as empresas foram indicando os lotes adquiridos. “Terminando essa parte publicaremos no Diário Oficial a doação dos lotes. Os empresários não terão preocupação com Tribunal de Contas”, destacou.

Ao todo foram destinados cerca de R$ 2,5 milhões em terrenos para as empresas. A estimativa é de que sejam investidos aproximadamente R$ 10,5 milhões em negócios, movimentando a cidade o mercado de construção civil e mão de obra.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento