Os tempos mudam e com isso mudam os hábitos de consumo dos clientes. Hoje em dia, ter uma empresa, criar um novo produto e gastar largos milhares de dólares num simples anúncio na TV ou na Internet já não é suficiente.
É preciso um laço mais forte e mais pessoal para que o cliente saiba se identificar com o produto e se relacionar com ele. As marcas vivem o desafio de se conectar com consumidores. O marketing direcionado traz mais clientes e tal afirmação ganha ainda mais força se esse marketing apelar às emoções do cliente.
Se torna então essencial se conectar com essas emoções. As conexões emocionais são hoje em dia (ou pelo menos devem ser) uma estratégia vital para o sucesso de qualquer empresa. Descobrir os denominados motivadores emocionais de seu público-alvo será altamente benéfico para o seu sucesso.
Com várias equipes trabalhando em experimentos para saber mais e chegar melhor ao público-alvo, esse investimento sim pode desenvolver um excelente retorno financeiro. As empresas que já dominam o elemento da conexão emocional sabem valorizam melhor sua empresa e produtos ao incluir o elemento emocional desde o desenvolvimento do produto, passando pelo marketing e chegando finalmente no processo de venda.
Mas o que é isso de conexão emocional, pode você perguntar. Para um cliente estar ligado emocionalmente com uma marca ou produto é necessário que a empresa alinhe sua motivação (de venda) com os desejos e vontades dos clientes (mesmo que inconscientes), por outras palavras, com suas emoções.
Esta nova ciência das emoções do cliente se aplica praticamente a tudo o que você possa imaginar. Desde produtos de limpeza, a cadeias de fast-food a cartões de crédito de um qualquer banco, qualquer exemplo serve para se trabalhar desde logo numa conexão emocional. Quanto maior for essa conexão emocional, maior e melhor será a fidelidade do cliente. Quando uma marca domina este elemento, seu dinheiro sai altamente rentabilizado.
Não é por acaso que hoje mais que nunca assistimos a publicidades onde a família é inserida. Isso é utilizado para colocar fortemente o lado emocional no produto em venda, seja desde a opção em ir a um restaurante de fast-food (tentando passar a ideia que é saudável e aconselhado para toda a família), a um supermercado que traz os melhores produtos para sua família, cassino online que usa gráficos, áudio e temas para atrair o cliente para o mundo da diversão a um banco que trata de seus investimentos e da sua família com toda a atenção e carinho. Tudo isto serve para apelar ao seu lado emocional e fazer com que você se identifique com aquela empresa. Quando o seu lado emocional cria uma ligação com a empresa X ou Y, dificilmente você irá mudar no futuro.
Quando as empresas se dedicam então a entender melhor os desejos e os comportamentos de seus clientes, até o mais pequeno detalhe pode fazer toda a diferença e gerar grandes resultados. Não chega mais anunciar, é preciso lutar pela atenção de seus clientes.
Dizer que comprar este produto é a escolha certa já não é mais válido no mundo atual, é preciso toda uma mensagem que vá além desse anúncio tradicional e que possa ser decifrada pelo público-alvo com facilidade.
O valor das conexões emocionais é hoje cada vez mais de vital importância pois representam uma fonte real de crescimento e vantagem competitiva para as empresas.
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