

A Latam Airlines confirmou nesta segunda-feira (22) que o Embraer E195-E2 passará a integrar sua frota a partir do segundo semestre de 2026. O grupo fechou um pedido firme de 24 aeronaves, com outras 50 opções de compra do modelo mais moderno fabricado pela Embraer. O investimento para as entregas confirmadas é estimado em cerca de US$ 2,1 bilhões.
As primeiras unidades serão entregues à operação brasileira da Latam, e, posteriormente, poderão ser incorporadas às demais subsidiárias do grupo na América do Sul. A decisão encerra meses de especulação sobre a negociação da empresa com a Embraer — as conversas vinham sendo acompanhadas pelo setor desde 2024.
Como será o E195-E2 na Latam
A companhia ainda não revelou detalhes do layout de cabine, mas, segundo a Embraer, o modelo comporta até 146 passageiros e se destaca pela configuração de assentos 2-2, sem o temido lugar do meio.
Entre os diferenciais técnicos destacados pela Latam estão:
✈️ Motores Pratt & Whitney GTF
✈️ Tecnologia fly-by-wire de última geração
✈️ Redução de até 30% no consumo de combustível por assento em relação à geração anterior
✈️ Autonomia de 5.556 km, segundo dados da Embraer
“O Grupo Latam vem expandindo sua malha doméstica e regional nos últimos anos. A escolha pelo E195-E2, pela sua eficiência e versatilidade, permitirá seguir ampliando a conectividade na América do Sul, abrir novos destinos e estimular o desenvolvimento econômico e social”, afirmou o CEO Roberto Alvo em comunicado.
Vitória da Embraer sobre a Airbus
A decisão representa uma conquista para a Embraer, que disputava com a Airbus a renovação da frota de aeronaves de corredor único da Latam. O E195-E2 deve gradualmente substituir os Airbus A319, modelo que possui capacidade semelhante (144 assentos) e cuja frota mais antiga está em operação desde 2003.
Com a chegada dos novos jatos, a Latam prevê adicionar até 35 novos destinos aos 160 já existentes, especialmente em rotas regionais ou de menor demanda. Hoje, a frota do grupo é composta por 362 aeronaves — sendo 283 Airbus narrow-bodies, 3 Airbus A330 (em leasing de curto prazo), 56 wide-bodies Boeing e 20 cargueiros da fabricante norte-americana.
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