Foto – Divulgação
Um ataque cibernético realizado por hackers contra o sistema da Prefeitura de Pratânia bloqueou os serviços de pagamentos e recebimentos de contas, além de poder deixar todos os servidores municipais sem receber salários na próxima segunda-feira (7).
De acordo com o prefeito Roque Joner (PR), a invasão, que parou os trabalhos da prefeitura, aconteceu no domingo (30), no entanto, só foi percebida no início do expediente desta segunda-feira (31). “Em princípio, achávamos que um vírus teria causado pane geral, mas nossos técnicos receberam em um de nossos e-mails um pedido de resgate feito em inglês, no valor de 3 mil dólares (o equivalente a R$ 11.002,80)”, conta.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu, Celso Olindo, a Polícia Civil está tentando reverter a criptografia feita pelos hackers. A suspeita de serem brasileiros não está descartada.
“É um crime digital, previsto pela nova Lei Carolina Dieckmann, no artigo 154 A do Código Penal, além de extorsão ao patrimônio público. O nosso Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) de São Paulo, especializado nestes tipos de crimes, está apurando de onde surgiu este ataque”, concluiu Olindo.
Fonte : JCNET
Compartilhe esta notícia