O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começa a ser realizado neste sábado (5). No total, 8.386.944 inscritos farão as provas no sábado e no domingo (6) em 1.727 municípios brasileiros.
Outros 240.304 candidatos farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro, devido à ocupação dos locais de prova. Até a manhã desta sexta-feira (4), as ocupações haviam afetado 364 localidades, cerca de 2% do total.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, declarou, em pronunciamento na noite da sexta (4), que o fato não prejudicará nenhum aluno nesta edição do Enem.
“O governo federal tomou todas as providências para que tudo ocorra com organização e tranquilidade”, afirmou. “Todo o sistema de segurança está garantido, com a participação das Polícias Militares dos estados, da Polícia Federal, e do Exército Brasileiro”.
Inovações
Nesta edição, todos os participantes terão, pela primeira vez, coleta de dados biométricos, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra. Além disso, os inscritos poderão acompanhar todas as fases do exame por um aplicativo para tablets e smartphones.
Fonte: Portal Brasil
Compartilhe esta notícia