Embraer anuncia novo acordo com a FAB para reduzir compra de cargueiros militares KC-390

Nacionais
Embraer anuncia novo acordo com a FAB para reduzir compra de cargueiros militares KC-390 22 outubro 2022

Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou em novembro de 2021 que iria reduzir número de compra de unidades do cargueiro militar de 28 para 15. Em fevereiro deste ano, a redução anunciada seria para 22 aeronaves. Novo número, de 19 aviões, foi anunciado nesta sexta-feira (21) pela fabricante.

A Embraer anunciou nesta sexta-feira (21) que chegou a um novo acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o número de unidades do cargueiro militar KC-390 encomendados pela Aeronáutica, que estavam sob um impasse.

A fabricante brasileira de aviões divulgou uma nota na qual diz que um acordo prevê a venda de 19 unidades, ao invés de 22, como havia sido acordado anteriormente.

Em novembro de 2021, a FAB comunicou a decisão de reduzir a encomenda de unidades do cargueiro de 28 para 15. À época, a Embraer informou que tomaria medidas jurídicas – a encomenda havia sido feita em 2014, no valor de R$ 7,2 bilhões.

Já em fevereiro deste ano, um novo acordo havia sido negociado, para alterar a venda para 22 aeronaves. Na data, a empresa alegou que era uma forma de adequar as condições orçamentárias da FAB e também permitir um melhor planejamento para a Embraer.

No comunicado emitido aos investidores nesta sexta-feira, a Embraer informou que a redução para 19 aviões era necessária para preservar o fluxo de caixa da companhia e assegurar a viabilidade econômica e financeira do projeto.

Cargueiro militar

O KC-390 é um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. Foram sete anos de estudo em parceira com Argentina, Portugal e República Tcheca para desenvolver o protótipo.

O cargueiro é voltado para missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Fonte: g1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento