Desde 1935: Volkswagen encerra produção mundial do Fusca

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Desde 1935: Volkswagen encerra produção mundial do Fusca 10 julho 2019

Fusca: Lá se vai um mito

A Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do Fusca (agora chamado apenas de Beetle) nesta quarta-feira (10), em sua fábrica em Puebla, no México.

A marca divulgou por volta das 14h20 (horário de Brasília) a imagem da última unidade, com uma decoração com a frase “Obrigada, Fusca”. A montadora também divulgou um vídeo no Twitter.

É o fim da estrada para um nome que simbolizou muitas coisas ao longo de uma história que abrange oito décadas desde 1935. A medida já tinha sido anunciada no ano passado, quando a Volks lançou a Beetle Final Edition.

De acordo com a marca, não há planos para um substituto do Fusca nos próximos anos pelo foco da marca em modelos familiares nos EUA.

A história do Fusca

Lançado em 1935 na Alemanha como “Volkswagen”, o Fusca teve seu desenho original feito pelo então designer Ferdinand Porsche;

Revolucionário, seu desenho guardava peculiaridades como a ausência de uma janela traseira;

Em 1936, o Fusca passaria por sua primeira alteração visual, adotando as duas pequenas janelas traseiras;

As primeiras unidades oficiais começaram a ser produzidas em série em 1938;

Em 1939, o modelo serviria de base para diversos veículos militares com o início da Segunda Guerra Mundial;

Em 1959, o Fusca começou a ser produzido no Brasil;

Em 1984, o modelo passou a utilizar o motor 1600 com 46 cv de potência;

Dois anos depois, em 1986, o Fusca teve sua produção encerrada no país, mas continuaria em linha no México;

Em 1993, o então Presidente da República, Itamar Franco, pediu a volta do modelo em terras brasileiras; ele passou a ser conhecido como “Fusca Itamar”;

O retorno durou pouco e, em 1996, o Volks saiu definitivamente de linha. No México, porém, ele permaneceu em produção até 2003;

Batizada de New Beetle, a reedição do modelo foi apresentada ao mundo em 1997;

Diferentemente da antiga geração, o New Beetle compartilhava o conjunto mecânico com Golf, sendo equipado com motor 2.0 a gasolina e câmbio automático de quatro marchas;

Em 2006, o New Beetle recebeu sua primeira reestilização. E ficou em linha até 2011;

No mesmo ano, um novo modelo foi apresentado de forma global com uma novidade: cada país teria o modelo batizado com um nome diferente, remetendo ao nome de maior sucesso do antigo Fusca naquele território. No Brasil, Fusca; nos EUA, Beetle;

O novo Fusca chegou ao mercado brasileiro em 2012, com motor 2.0 turbo e opção de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, que auxilia a embreagem a não chegar no fim tão rápido. Foi apresentado por Neymar, na época garoto-propaganda da montadora;

Em 2017, ele deu adeus ao Brasil de forma silenciosa;

Em 2018, a Volkswagen anunciou o fim definitivo do Fusca para 2019; as últimas unidades foram chamadas Final Edition

Em 10 de julho de 2019, o último Fusca/Beetle sai da linha de montagem de Puebla, no México.

Fusca
Foto: Albert Riethausen/AP

Fusca no Brasil

Há 60 anos, em 3 de janeiro de 1959, saíam da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) as primeiras unidades do Fusca nacional. Naquela época, ele era conhecido pelo nome de Sedan.

Durante as décadas seguintes, a Volkswagen produziria ainda outros 3,3 milhões exemplares de um dos carros mais emblemáticos do país, carinhosamente chamado também de Besouro.

O Fusca foi o primeiro grande sucesso da indústria automotiva brasileira e manteve o posto de mais vendido por décadas, a partir do ano de lançamento.

Curiosamente, a produção começou antes mesmo de a fábrica ser inaugurada oficialmente, fato que aconteceria somente em novembro daquele ano, quando o presidente Juscelino Kubitschek desfilou em um Fusca conversível pelos corredores do local.

Na época, 54% dos componentes do Fusca eram produzidos no Brasil – índice que cresceu com o passar dos anos. O tempo também ajudou o pequeno carro a ganhar melhorias.

Fonte: Auto Esporte/G1

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