
Ainda deve ser inferior a de 2020, último ano sem restrições

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou uma estimativa de arrecadação para o setor de turismo deste ano durante o carnaval. Segundo a instituição, a expectativa é superar os dois anos anteriores, movimentando mais de R$ 8 bi – número 27% maior que o mesmo período de 2022.
Apesar do avanço, a arrecadação ainda deve ser inferior a de 2020, último ano sem restrições.
Além do alto endividamento das famílias e dos juros altos, alguns serviços essenciais para o turismo aumentaram bem mais que a inflação no ano passado. Passagens aéreas tiveram a maior alta: 23,5%.
Trabalho temporário
Mesmo com o custo maior, o setor de turismo deve atrair muita gente e gerar 24,6 mil vagas de trabalho temporário.
O número também é um pouco inferior a 2020, mas, segundo o economista da CNC Fábio Bentes, o movimento no próximo carnaval deve começar a reaver o volume de receitas do nível pré-pandemia.
Carnaval é feriado? Entenda
“A alta temporada deve culminar com o restabelecimento da normalidade do setor, porque o setor de serviços vem puxando a economia nos últimos meses. É o setor que mais cresce. O turismo, a partir de uma expetativa de queda nos juros, na segunda metade do ano, tende a colocar uma certa distância em relação àquele nível, tanto do volume de receita, quanto de empregos”, explica.
Fonte: portal g1
Compartilhe esta notícia