Após deixar mortos no sul, ‘Ciclone Bomba’ provoca ventania no estado de SP

Nacionais
Após deixar mortos no sul, ‘Ciclone Bomba’ provoca ventania no estado de SP 01 julho 2020

 

Divulgação Corpo de Bombeiros SC

Os estados do RJ e de SP devem sofrer fortes rajadas de vento nesta quarta-feira (1º) influenciadas pelo “ciclone bomba” que causou estragos, destruição e 8 mortes no Sul do país na terça. Nas capitais dos dois estados, a ventania derrubou árvores nesta madrugada.

O estado de São Paulo pode registrar rajadas de vento em torno de 80km/h por conta dos reflexos ciclone extratropical que segue atuando em Santa Catarina. Na noite de terça, a frente fria chegou ao estado paulista e duas lanchas e sete barcos afundaram em Peruíbe, no litoral.

“Como nós estamos sob o efeito da borda desse ciclone, também temos condições favoráveis para ventos fortes. O estado de São Paulo pode ter rajadas em torno dos 80 km por hora nesta quarta-feira”, disse César Soares, meteorologista da Climatempo.

No Rio, a previsão é de ventos de até 76 km/h na capital e ressaca com ondas que devem atingir os 3,5 metros, segundo o Centro de Operações Rio. Em Santa Catarina, a previsão é de ventos de até 100 km/h até o fim da tarde.

Fenômeno causou estragos

Santa Catarina foi um dos estados mais afetados pelo fenômeno na terça. Fortes temporais atingiram o estado. Árvores foram derrubadas e muitas casas destelhadas. Os ventos chegaram a 120 km/h durante a tarde, de acordo com a Defesa Civil. Um vídeo flagrou o momento em que o telhado de uma edificação é arrancado inteiro em Florianópolis. Já outro, mostra trabalhadores no andaime de um prédio durante fortes ventos.

Fonte: Portal G1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento