Funeral de Bento XVI será presidido nesta quinta-feira (5) pelo papa Francisco

Geral
Funeral de Bento XVI será presidido nesta quinta-feira (5) pelo papa Francisco 05 janeiro 2023

Vaticano diz que evento será “simples, solene e sóbrio”

O funeral do papa emérito Bento XVI será realizado nesta quinta-feira (5), na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A cerimônia será presidida pelo papa Francisco e terá início às 5h30, pelo horário de Brasília. De acordo com o Vaticano, será um evento “simples, solene e sóbrio”.

A missa presidida por Francisco é baseada no rito de enterro de um sumo pontífice, com algumas modificações, como a retirada de partes do protocolo sobre o enterro de um papa que estava no exercício da função.

No funeral, serão colocados quatro tipos de itens no caixão de Bento XVI: o pálio episcopal, moedas e medalhas comemorativas que foram cunhadas durante o seu papado, e a escritura que descreve o pontificado de Bento XVI, dentro de um cilindro de metal.

Após a missa, o corpo será levado para as grutas que ficam sob a Basílica de São Pedro, onde o caixão será enterrado. O local de sepultamento será no túmulo onde São João Paulo II foi sepultado antes de sua beatificação.

Bento XVI morreu no último sábado (31), aos 95 anos, no isolado mosteiro do Vaticano, onde vivia desde sua renúncia, em 2013.

Joseph Ratzinger, que foi o primeiro pontífice em quase 600 anos a renunciar, em vez de ocupar o cargo por toda a vida, foi eleito papa em abril de 2005, após a morte de João Paulo II.

Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, na Alemanha, mas passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria. De família humilde e o mais novo de três irmãos, entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em diversas línguas, entre elas grego e latim. Mais tarde, fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Fim de ano Caio
Oferecimento