Você sabia?! STF decidiu que não incide Imposto de Renda sobre pensão alimentícia recebida

Geral
Você sabia?! STF decidiu que não incide Imposto de Renda sobre pensão alimentícia recebida 13 julho 2023

Confira artigo do Advogado Dr. Vinicius Antunes – AFTN Advogados Associados

Em 03 de junho de 2022, o Supremo Tribunal Federal ao promover o julgamento virtual da ação direta de inconstitucionalidade n.º 5422, que havia sido proposta em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), visando questionar o artigo 3º, § 1º da Lei n.º 7.713/1998 e arts. 5º e 54 do regulamente do imposto de renda (RIR) que estabelecem a tributação dos valores a título de pensão alimentícia, entendeu que o recebimento de pensão alimentícia não é um fato gerador.

Ou seja, de acordo com as normas atuais o pai ou mãe que recebe a pensão alimentícia em favor do filho deve somá-la à sua própria renda para que o imposto de renda incida sobre o valor total. Assim, entendeu-se que a pensão alimentícia não seria um fato gerador do imposto sobre a renda, visto que não representa um acréscimo patrimonial.

O Ministro Dias Toffoli ao apresentar sua fundamentação a respeito discorreu em seu voto a vedação em relação à bitributação, posto que aquele que paga a pensão alimentícia, isto é, o alimentante, já recolhe o Imposto de Renda sobre a sua renda e usa essa renda já tributada para cumprir sua obrigação alimentar.

Em sentido contrário, tem-se os votos divergentes de Gilmar Mendes acompanhado por Edson Fachin e Nunes Marques no sentido de que não haveria uma dupla tributação, pois quem paga os alimentos pode deduzi-los da base de cálculo do imposto de renda. Ademais, defendem que não haveria uma incompatibilidade entre a tributação das pensões alimentícias e o texto constitucional, tendo em vista o conceito de renda e o pressuposto de que o imposto de renda incide sobre as mais amplas e diversas origens.

Contudo, apesar as considerações apresentadas e da divergência instaurada, fato é que como resultado do julgamento da ação direta de inconstitucionalidade, passou a ser inconstitucional a cobrança de imposto de renda sobre as pensões alimentícias, sendo oportuno nesse sentido a avaliação de eventuais impactos patrimoniais para as pessoas que pagam e para aquelas que recebem pensões alimentícias.

E aí, o que você pensa a respeito?

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento