‘Você protagonista’ – artigo da Psicóloga Caroline Varge

Por Caroline Varge*

Caroline Varge é Psicóloga, especialista em Educação e Gestão Pública

Gostaria de te convidar a refletir comigo algumas questões da sua vida! Vamos?

Quantas vezes já se pegou fazendo coisas que não gostava para agradar aos outros?! Quantas dessas vezes, nem percebeu que esta atitude estava desagradando a você?

O nosso cotidiano é cercado de situações que nos colocam na posição de preocupação com o que as pessoas ao nosso redor pensam, ou ainda, como agiriam se estivessem em nossos lugares. Dessa forma, vamos atuando num comportamento de “manada”, seguindo o que todos fariam, usando – muitas vezes – “máscaras” para nos ajustarmos ao que a sociedade espera. Todo esse cenário traz um desgaste emocional e gasto energético muito grande.

Somos seres que vivem no coletivo e precisamos dos outros para nos completar e crescer. O nível mais profundo da existência humana é relacional. Assim, é evidente que devemos respeitar as vontades e limitações de todos que convivem conosco, no entanto, essa necessidade de convivência não deve nos tornar reféns do julgamento alheio.

A autenticidade e a verdade nos protegem de “pequenas” mentiras, que custam tanto ao longo dos dias. Custam nossa saúde mental, crises de ansiedade, depressão…

Mas como você agiria se VOCÊ fosse VOCÊ?! Sim, você está lendo certo!

Você sabe quem realmente é? Quais são os seus gostos? O que faz seu coração vibrar?

É preciso coragem para lançar-se na aventura de se conhecer e assumir as próprias verdades.

Tem disposição/desejo de olhar de forma amorosa para os pontos que te impedem de fazer o que de fato gostaria?

Um processo terapêutico é uma alternativa para o autoconhecimento e propicia um abrir-se com curiosidade para si mesmo. Um ganho esperado é um fortalecimento do enfrentamento das situações cotidianas, auxiliando na tomada de decisões. Os problemas não vão desaparecer, as dificuldades que existem hoje, muito provavelmente vão continuar existindo, porém ao procurar se entender, a capacidade de lidar com as adversidades se torna mais genuína.

E a parte mais bonita de tudo isso: VOCÊ toma as rédeas da sua vida! Sai do papel coadjuvante e assume seu protagonismo! Parafraseando Friedrich Nietzsche, torna-te quem você é!!

 

*Caroline Varge é Psicóloga, especialista em Educação e Gestão Pública

Mestre em Saúde Coletiva (Faculdade de Medicina de Botucatu)

Coach de Vida (Sociedade Latinoamericana de Coaching)

Atendimento individual e em grupo

Orientação Profissional

Plantão psicológico

Processo de Coaching

Contato: (14)996849127

Facebook: carolinevargepsicologa

Instagram: @carolinevargecoach