Vigilância Ambiental resgata Jiboia no Bairro da Mina em Botucatu; veja vídeo

A Vigilância Ambiental em Saúde foi acionada na manhã desta quarta-feira, dia 30, para resgatar uma serpente no Bairro da Mina. Os profissionais encontraram no local uma Jiboia, cobra não peçonhenta, mas muito comum em nossa região.

O animal foi recolhido pela equipe de uma propriedade e logo depois foi solto na mata. Serpentes não peçonhentas não precisam ser levadas até o Cevap, segundo informou a VAS.

Importância para o meio ambiente

As serpentes, mesmo as peçonhentas, são animais silvestres protegidas por lei, por isso não devemos matá-las. As serpentes são importantíssimas nas cadeias e teias ecológicas, sendo ora presas ora predadoras.

Como necessitam de um ecossistema equilibrado para manterem sua diversidade, variações na sua população servem como bons indicadores biológicos e ambientais. Não só as serpentes, mas todos os animais, inclusive o homeme todos os vegetais, fazem parte de uma grande e complexa teia alimentar, onde a falta de um causa a superpopulação de outro, que por sua vez causa a diminuição de outra espécie, desequilibrando todo o meio ambiente.

Para que a natureza possa se manter em equilíbrio, devemos respeitá-la. As serpentes são nossas aliadas no controle de zoonoses, por que combatem roedores.