Vereadores fazem manifesto em favor a Embraer

Geral
Vereadores fazem manifesto em favor a  Embraer 10 março 2012

Os vereadores de Botucatu Abelardo Wanderlino da Costa Neto (PSD) e Nilton César Andrade, professor Nenê (PT), participaram de uma reunião na Cidade de Gavião Peixoto, para discutir o embargo dos Estados Unidos com relação a uma licitação de vendas de 20 aviões A-29 Super Tucanos.

Esse contrato, primeiro da empresa brasileira com o Ministério da Defesa americano, foi anunciado no dia 30 de dezembro, mas foi questionada na Justiça pela concorrente, a Hawker Beechcraft (HB). A HB entrou com ação em um tribunal federal pedindo suspensão temporária na execução do contrato, argumentando ter sido excluída de maneira injusta da licitação. A Força Aérea suspendeu o contrato em fevereiro deste ano enquanto o juiz examina o caso.

O valor do negócio é de US$ 355 milhões, o que inclui o fornecimento das aeronaves e do pacote de serviços, como treinamento de mecânicos. Mas há a expectativa de vender mais 35 aviões, o que elevaria o contrato ? cifra de US$ 950 milhões.

Além dos vereadores botucatuenses compareceram a esta reunião representantes das Câmaras Municipais de outros municípios onde a empresa possui filiais como: Araraquara, Gavião Peixoto e São José dos Campos. Na reunião foi apontado que o Brasil não se manifestou de forma dura contra o embargo dos EUA ? Embraer e a suspensão da licitação vencida pela empresa não suscitou as reações necessárias para combatê-la, nem foi construído, no país, um documento oficial que repudie a ação norte-americana.

Para os vereadores esse embargo ? Embraer pode gerar crise nas cidades que a abrigam, bem como nos municípios adjacentes. “Muitos postos de trabalho deixarão de ser criados e haverá menos faturamento para a empresa e, consequentemente, para os municípios que terão menos dinheiro para investir”, observou Abelardo. “Os reflexos dessa crise poderão ser sentidos de forma mais aguda daqui a dois anos”, prevê.

Foi definido que será construído um documento para encaminhar para as instâncias do poder público estadual e federal, pedindo para que estas se posicionem de forma mais contundente contra o embargo dos EUA ? Embraer. “Cada vereador mobilizará as assinaturas nas câmaras de suas cidades e nas cidades vizinhas. O documento conterá as considerações dos efeitos do embargo nas cidades que abrigam a empresa e nas cidades adjacentes”, frisou o professor Nenê.

Os vereadores agora pretendem mobilizar as Câmaras e lideranças das cidades de cada região para evitar que haja demissão de funcionários em massa, embora a empresa, através da assessoria de imprensa de sua matriz em São José dos Campos, tenha afirmado que não existe programa de demissão na empresa, ocasionada pelo cancelamento dessa licitação.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento