Verão começa nesta quarta-feira, com previsão de aumento do calor e chuvas mais frequentes

Geral
Verão começa nesta quarta-feira, com previsão de aumento do calor e chuvas mais frequentes 21 dezembro 2022

Período é caracterizado pelo aumento da temperatura e chuvas mais intensas

O verão chega nesta quarta-feira (21), às 18h48 (horário de Brasília)  no Hemisfério Sul. A estação se estende até às 18h24 do dia 20 de  março e parte do país vai registrar calorão e em outra, chuva e baixas temperaturas.

Em São Paulo, a temperatura ficou em aproximadamente 22°C nesta terça-feira (20), 6°C abaixo do normal para o mês de dezembro.

No Brasil, o período é caracterizado pelo aumento da temperatura em todas suas regiões, com dias mais longos do que as noites; e pelas mudanças rápidas das condições de tempo, favorecendo chuvas fortes, descargas elétricas e, dependendo da localidade, granizos e ventos com intensidade entre moderada e forte.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas tendem a ser mais frequentes em quase todo o país.

O verão é normalmente a estação mais úmida e quente na Região Sudeste. A chuva forte e frequente é provocada por grandes nuvens cumulonimbus que se formam a partir da grande disponibilidade de calor e de umidade, e também por sistemas organizados como frentes frias e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Outro sistema meteorológico que pode influenciar o Sudeste nos verões, e atua como redutor da chuva, é o Anticiclone (ou Alta) Subtropical do Atlântico Sul, conhecido como ASAS.

Em alguns anos, a chuva e a temperatura do verão também podem ser influenciados por fenômenos como El Niño e La Niña.

Os verões de 2020 e de 2021 tiveram a influência do La Niña, que aumentaram a chuva especialmente no centro, norte e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, na região Serrana e no Norte/Noroeste do Rio de Janeiro.

Outra grande diferença do verão 2023 é que o Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) estará mais próximo do Brasil e vai influenciar o padrão de chuva e de temperatura no Sudeste em parte de janeiro e principalmente durante o mês de fevereiro de 2023.

Previsão para janeiro de 2023

Foto: Júnior Quinteiro/Acontece Botucatu

Para janeiro de 2023, a Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal na maioria das áreas de São Paulo (exceto no extremo norte do estado) e no sul do Rio de Janeiro. As regiões do Médio Paraíba Fluminense, sul de Minas e do Triângulo Mineiro devem ter um volume de chuva dentro da média normal.

O centro e norte do estado do Rio de Janeiro, incluindo a Região Serrana e o Grande Rio, todo o Espírito Santo (incluindo a Grande Vitória) e todo o centro, leste, oeste e norte de Minas Gerais (incluindo a Grande Belo Horizonte), devem terminar janeiro com um pouco menos de chuva do que a média.

O aumento da chuva de São Paulo ocorre especialmente durante a primeira quinzena do mês com a atuação de uma ZCAS. A aproximação do ASAS do Sudeste justifica a falta de chuva em janeiro no Espírito Santo, e em grande parte de Minas Gerais e no centro-norte fluminense.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Refis 2025
Oferecimento