05 novembro 2025
Atividade apresentou o manejo da cana-de-açúcar, do plantio à colheita, aos alunos do 4º ano de Engenharia Agronômica.

Na quarta-feira, 29 de outubro, a Usina São Manoel, em parceria com a Diretoria da FCA/UNESP, realizou o “Dia do Campo”, voltado aos estudantes do 4º ano de Engenharia Agronômica. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a integração entre a universidade e o setor produtivo, oferecendo aos alunos uma imersão nas operações, desafios e inovações do setor sucroenergético.
Mais do que uma atividade curricular, o encontro foi uma ação estratégica de construção de pontes entre a formação acadêmica e as demandas do mercado. Ao aproximar futuros profissionais de uma empresa referência no setor, o evento contribuiu para a formação técnica, ética e social dos participantes.
Ao longo da programação, a integração entre academia e setor produtivo ficou evidente. As apresentações foram conduzidas pela equipe técnica da Usina São Manoel, cobrindo do planejamento e plantio às etapas de colheita da cana-de-açúcar. Os docentes da FCA/UNESP contribuíram com questionamentos, mediação e reforços didáticos junto aos estudantes.
Assim, os alunos tiveram contato com processos, desafios e soluções tecnológicas do setor sucroenergético, em uma abordagem ampla — técnica, operacional, socioambiental e de gestão. O conteúdo conectou fundamentos científicos às exigências do mercado e evidenciou a parceria estratégica entre a FCA/UNESP e a Usina São Manoel como vetor de desenvolvimento regional e qualificação profissional.
Segundo Moacir Fernandes, Diretor Institucional da usina, “a São Manoel fomenta iniciativas como o ‘Dia do Campo’ pois os ganhos são reais. Nossas equipes técnicas se atualizam ao trocar experiências com a academia, enquanto os estudantes acessam desafios e soluções do dia a dia do setor. Essa troca eleva o nível do debate e contribuí para a nossa agenda de inovação e responsabilidade”.
Para o professor Carlos Alexandre Costa Crusciol, o evento consolida a FCA/UNESP como uma instituição atenta às demandas da sociedade. Segundo ele, “a FCA é capaz de integrar teoria e prática, ciência e campo, formação acadêmica e empregabilidade — valores que traduzem o nosso compromisso com a formação de profissionais qualificados, éticos e comprometidos com o futuro da agricultura brasileira”.













