Usina São Manoel alia inovação, sustentabilidade e valorização humana

Geral
Usina São Manoel alia inovação, sustentabilidade e valorização humana 11 julho 2025

Acontece Botucatu visitou a empresa, que aposta em tecnologia, preservação ambiental e gestão humanizada para se manter como referência no setor sucroenergético

Fotos: André Godinho/Acontece Botucatu

O Acontece Botucatu, representado por seus diretores André Godinho e Junior Quinteiro, esteve na sede da Usina São Manoel, no município de São Manuel, para conhecer de perto as práticas que tornaram a empresa uma referência em sustentabilidade, inovação e gestão de pessoas, no Brasil. A recepção foi feita por Carlos Dinucci, diretor-presidente da empresa, e Moacir Fernandes Filho, diretor executivo.

A Usina São Manoel é uma tradicional unidade industrial especializada na produção de açúcar, etanol e levedura seca, com uma estrutura robusta e moderna. Está sediada numa área que abrange 18 municípios e administra 57 mil hectares de cana-de-açúcar.

Atualmente, a usina tem capacidade de moagem de 4,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, transformando essa matéria-prima em 290 mil toneladas de açúcar, 175 milhões de litros de etanol e 4.500 toneladas de levedura por ano. A operação é marcada pelo alto grau de eficiência e pela busca constante por inovação em todas as etapas do processo.

Mais do que tecnologia, a fórmula da energia da São Manoel está nas pessoas. São os 2100 colaboradores, de vários municípios como São Manuel, Lençóis Paulista, Igaraçu do Tietê, Barra Bonita, Botucatu, entre outros, com firmeza de propósitos e engajamento diário, que garantem a alta performance e viabilidade econômica de toda a operação.

“Tudo pode ser melhorado. O que a gente faz hoje pode ser feito melhor amanhã”, diz um dos funcionários em um belo vídeo institucional que foi apresentado, resumindo bem o espírito inovador que move a usina.

Carlos Dinucci – Diretor-presidente da Usina São Manoel

A empresa aposta em uma gestão transparente, que busca constantemente reduzir custos, aumentar a rentabilidade e agregar valor à organização, sempre com respeito ao meio ambiente e às comunidades do entorno. São frequentes as ações comunitárias com creches, casas de saúde e projetos que viabilizam o acesso ao esporte, cultura e tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade.

Além da sustentabilidade ambiental e social, a inovação está presente também no processo produtivo: a cana-de-açúcar é colhida de forma mecanizada, com monitoramento via satélite e sistema completo de georreferenciamento. O bagaço da cana é utilizado para gerar energia suficiente para abastecer toda a usina durante a safra, com excedente já previsto para comercialização.

Na São Manoel, até a água do processo industrial é reciclada, circulando em sistemas fechados, e os gases gerados pelas caldeiras passam por lavagem industrial para reduzir emissões. Nada é por acaso: é uma usina que faz mais com menos — sem esquecer de ninguém no caminho.

Reflorestamento de vegetação nativas

Desde 1980, quando Carlos Dinucci assumiu a direção, a usina vem realizando uma verdadeira transformação em sua área produtiva. Uma das ações de destaque é o reflorestamento de parte do território onde, antes da instalação da estrutura industrial, existia vegetação nativa.

No ano passado a indústria atingiu a marca de 100% espécies de plantas originais da região reintroduzidas, criando uma ampla área de preservação ambiental. A ação lembra o trabalho realizado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, que reflorestou a fazenda da família em Minas Gerais (veja imagem do antes de depois do reflorestamento).

Atualmente, cerca de 16% da área total da usina é demarcada como vegetação natural protegida, incluindo matas ciliares e nascentes. A empresa mantém um viveiro de mudas de árvores nativas, criadas a partir de sementes recolhidas nas áreas de preservação, reforçando o compromisso com as futuras gerações.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Gold Silver
Oferecimento