Unidade do Poupatempo de Botucatu completa 6 anos

O Poupatempo Botucatu comemora neste sábado, 21 de janeiro, 6 anos de atendimentos à população da cidade e região. O posto, que disponibiliza diversos serviços públicos em um único local, já realizou 1,9 milhão de atendimentos durante o período, o que representa mais de treze vezes a população do município, estimada em 141 mil habitantes (IBGE/2016). Por mês, aproximadamente 37 mil serviços são realizados na unidade.

Entre os órgãos mais procurados estão o Detran.SP, com mais de 453 mil documentos emitidos, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); o e-poupatempo, para serviços públicos pela internet, com 358 mil solicitações; e a Secretaria da Fazenda, com cerca de 235 mil pedidos.

A unidade conta, ainda, com o Instituto de Identificação (IIRGD), para RG e Atestados de Antecedentes Criminais; AcessaSP, que disponibiliza acesso gratuito à internet; Secretaria do Emprego (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além da SPPrev e um de correspondente bancário.

O Poupatempo Botucatu fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 461 – Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 520 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.