A cada nascimento, um novo capítulo se abre para a vida de uma família inteira. Alguns recém-nascidos, logo no início de suas trajetórias, já passam por desafios e se transformam em pequenos guerreiros como, por exemplo, os prematuros (nascimentos antes de 37 semanas de gestação), lembrados nesta sexta-feira, 17 de novembro.
O cuidado destas pequenas vidas é realizado pela equipe da Unidade de Neonatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) que completa, neste ano, meio século de existência.
Na última década (de 2012 a 2022), ocorreram no HCFMB aproximadamente 26 mil nascimentos, cerca de 4 mil internações na UTI Neonatal e mais de 20 mil atendimentos nos 5 ambulatórios específicos da Neonatologia (reavaliação de alta; seguimento do recém-nascido de baixo peso; seguimento do recém-nascido de muito baixo peso; seguimento do recém-nascido de mãe diabética e infecções congênitas).
Como nasceu esta história?
Antes da inauguração do Berçário em 1973, a história da Neonatologia na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) foi concebida a partir do entusiasmo e idealismo de uma das pioneiras do Departamento de Pediatria, a Prof.ª Cleide Enoir Petean Trindade, que em 1967 começou o planejamento e a adaptação de uma área junto à enfermaria de Obstetrícia para a instalação do Berçário. “Com a aquisição de equipamentos, foi possível implantar, em poucos anos, uma estrutura adequada para atender recém-nascidos da instituição e os externos”, citou Dr.ª Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo, atual Chefe da Disciplina de Neonatologia do Departamento de Pediatria da FMB | Unesp.
Além da Prof.ª Cleide, a médica Dr.ª Cleide Y. Suguihara e os residentes Antônio Zuliani e Vitória Pimentel foram os pioneiros da equipe neonatal na época. Em 28 de fevereiro de 1973, nasceu o primeiro bebê da Unidade e, a partir de então, foram muitos os avanços do Serviço, como a 1ª nutrição parenteral em 1975 e, em 1980, a implantação do primeiro ambulatório de seguimento multiprofissional para prematuros pela recém-contratada Dr.ª Ligia.
Em 1986, foi inaugurado o primeiro prédio da UTI Neonatal e, em 1992, ocorreu sua ampliação; a partir de 1994, houve a participação da equipe no Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria e, em 2002 a instalação do Banco de Leite Humano, dentre outras conquistas.
Evolução e representatividade
Desde os anos 2000, a Unidade Neonatal do HCFMB participa da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN) coletando sistematicamente os dados de todos os recém-nascidos de muito baixo peso (menor do que 1500g), analisando as práticas assistenciais e os desfechos neonatais para, assim, contribuir na melhoria da assistência e do prognóstico neonatal.
“Em janeiro de 2021, assumimos a coordenação do grupo de trabalho “DownLOS”, com o objetivo de monitorar as práticas assistenciais e reduzir a incidência da sepse tardia, principal causa de óbito nos recém-nascidos de muito baixo peso”, aponta a Chefe do Serviço de Neonatologia do HCFMB, Dr.ª Maria Regina Bentlin.
Na última década, foram incorporadas na Unidade novas tecnologias assistenciais que acompanharam os avanços em nível mundial: protocolos de acesso vascular central, novas modalidades de ventilação invasiva e não invasiva, além do uso de ecocardiografia funcional e da ampliação da indicação de ultrassonografia com o “Pocus Neonatal”. “Somos consultores, desde 2021, do Programa QualiNeo do Ministério da Saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência neonatal em nível nacional”, frisa Dr.ª Bentlin.
Neste meio século de história, a palavra que resume o sentimento da equipe é gratidão. “Temos muito orgulho de nossa equipe, que cuida não só de pacientes, mas da vida de recém-nascidos e suas famílias; e que forma não só alunos e residentes, mas, acima de tudo, pessoas. Destacamos a atuação e dedicação de nossa equipe de enfermagem e da equipe multiprofissional, além da excelente parceria com nossos colegas obstetras. Muito obrigada aos nossos pioneiros e a todos que estão ou estiveram conosco nestas cinco décadas”, finaliza Dr.ª Lígia.
Atualmente, a Unidade Neonatal do HCFMB conta com 5 docentes, 18 médicos, 14 enfermeiras e 51 técnicas de enfermagem, além de vários profissionais que integram a equipe multiprofissional.
Participe da Jornada Comemorativa dos 50 anos da Neonatologia!
A Superintendência do HCFMB, através do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), da Unidade de Neonatologia e do Departamento de Pediatria da FMB | Unesp realizam a Jornada Comemorativa dos 50 anos da Neonatologia do HCFMB, nos dias 24 e 25 de novembro, no Salão Nobre da FMB.
Fonte: Jornal HCFMB
Compartilhe esta notícia