Melhor desempenho é registrado em indicador que afere cooperações entre Norte e Sul Global
última edição do QS World University Rankings: Sustainability 2025 registrou uma melhora na colocação da Unesp em relação ao levantamento do ano passado. No recorte global, a Universidade ficou na 545ª posição, enquanto no recorte regional, que considera apenas instituições da América Latina e Caribe, ficou na 139ª colocação. Entre universidades brasileiras, a Unesp foi a oitava colocada.
Em 2023, a Unesp havia ocupado a 613ª posição no ranking global e 149ª no ranking regional, subindo 68 e 10 posições em relação ao ano passado, respectivamente. Cabe ressaltar que o levantamento mundial deste ano registrou um aumento no número de instituições avaliadas. Na edição 2025, o ranking contemplou 1.744 instituições (foram 1.397 em 2023) e 409 na América Latina e Caribe (foram 341 em 2023).
A Universidade de Toronto, no Canadá, foi a primeira colocada do ranking mundial, seguida por ETH Zurique, da Suíça, e Lund University, da Suécia. No recorte nacional, A USP foi a melhor colocada (70ª), seguida por Unicamp (179ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (303ª). O resultado completo pode ser visto neste link.
O ranking publicado nesta terça-feira pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds, especializada no ensino superior, está apenas em sua terceira edição e tem como objetivo avaliar o impacto social e ambiental das instituições como centro de educação e pesquisa, bem como a sustentabilidade de suas operações.
Em sua metodologia, o ranking considera mais de 50 indicadores com diferentes pesos sobre a nota final, e divididos em três categorias: Impacto Ambiental, Impacto Social e Governança.
O melhor desempenho da Unesp (170ª posição global) foi registrado no conjunto de indicadores Troca de Conhecimentos, que avalia como as instituições estabelecem parcerias em pesquisa para compartilhar conhecimento e estimular o crescimento educacional, valorizando cooperações entre o Norte e o Sul Global.
Portal Unesp
Compartilhe esta notícia