Unesp recebe o primeiro Darwin Day em Botucatu no dia 30

 

A primeira edição do Darwin Day Unesp será realizada no Instituto de Biociências de Botucatu no dia 30 de março de 2017. O evento terá na abertura a palestra “A recepção do darwinismo no Brasil” com o professor Ricardo Francisco Waizbort, do Instituto Oswaldo Cruz.

Em seguida, Mario Cesar Cardoso de Pinna, da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre “A perspectiva evolutiva na história humana: a evolução da perspectiva evolutiva”. À tarde haverá uma mesa-redonda para debater os temas “Evolução adaptativa”, “Neodarwinismo” e “Revolução genômica”. Em seguida, Jaroslava Varella Valentova, da USP, abordará o tema “Evolução sexual”.

Segundo os organizadores, a primeira edição do Darwin Day na Unesp segue um modelo internacional imposto, inicialmente, por três entusiastas: Robert Stephens, que motivou o início de celebrações anuais em honra a Charles Darwin no Vale do Silício em 1995; Massimo Pigliucci, responsável por organizar um evento similar na Universidade do Tennessee, em 1997; e Amanda Chesworth, que se juntou a Stephens para estabelecer oficialmente, no Novo México, em 2000, o programa conhecido como Darwin Day, “o qual se tornaria um meio para a propagação da ciência à população”.

Mais informações: www.ibb.unesp.br/darwinday.