Unesp em São Manuel fará curso para formação de ‘Guias da Natureza’

No período de 2 a 7 de julho, das 8h às 17h, será realizado o Curso de Formação de Guias da Natureza, na Fazenda Experimental da Unesp – São Manuel. Este curso, que propõe ações educativas de acordo com Programa “Núcleos de Ensino” da Unesp, tem um grande potencial para contribuir com a formação de crianças e jovens em idade escolar e trata de temas relevantes como Educação Ambiental, Sustentabilidade e Agroecologia.

Numa primeira etapa alunos de graduação do Instituto de Biociências (Biologia) e da Faculdade de Ciências Agronômicas (Agronomia e Engenharia Florestal) do campus de Botucatu, percorreram algumas Escolas Estaduais de Ensino Médio de São Manuel divulgando o projeto. Foram visitadas a E.E. “Francisco Oliveira Faraco”, E.E. “Prof. Atílio Innocenti”, E.E. “Walter Carrer” e a ETEC “Dona Sebastiana de Barros” e, dos 400 alunos que fizeram a inscrição, foram selecionados 40 para participarem do projeto.

A capacitação será no formato teórico-prático e o conteúdo, entre outros temas, abordará “sistemas agroflorestais, cultivo orgânico, compostagem e a construção de uma trilha para observação de aves, mamíferos e vegetação nativa”.

Após a conclusão do curso, os Guias da Natureza atuarão como monitores junto à Rede Municipal de Ensino de São Manuel recebendo na Fazenda Experimental alunos do Ensino Fundamental para visitas educativas sobre meio ambiente e outras práticas sustentáveis. A Prefeitura de São Manuel fornecerá transporte e alimentação aos participantes e a Unesp será responsável pela infraestrutura e pessoal para realização do projeto.

A iniciativa é de realização do Instituto de Biociências e Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – Botucatu, coordenado pelas Professoras Maria de Lourdes Spazzini e Renata Batista Fonseca, em parceria com a Diretoria Municipal de Educação de São Manuel, através de seu diretor José Roberto Corrêa Saglietti.

Prefeitura de São Manuel